Em O Jovem Wittgenstein e a Filosofia da Linguagem [The Early Wittgenstein and The Philosophy of Language] Holzman&Newman apresentam uma breve biografia de Wittgenstein, considerado gênio por muitos. Focalizam de modo privilegiado seu primeiro e mais conhecido escrito intitulado Tratado Lógico-Filosófico de 1921 para revelar ali forte influência do Princípio Matemático de Russel&Whitehead e adesão de Wittgenstein à tese da “logicização” da Matemática.
Explicam-nos que neste livro revela-se o interesse de Wittgenstein pelo estudo da filosofia da linguagem e que, na ocasião em que foi escrito, Gödel não havia ainda formulado o Teorema da Incompletude.
Defendem que a contribuição essencial de Wittgenstein ocorrerá muito tempo depois, quando ele se debruçar mais detidamente sobre a Linguagem como FORMA DE PENSAMENTO e não necessariamente às representações mais cotidianas de linguagem como a linguagem filosófica e outros tipos naturais ou não naturais de linguagem – a exemplo da Matemática. Consideram o Tratado de Wittgenstein, quando observado deste ponto de vista, uma relevante contribuição para o lançamento dos fundamentos de uma lógica genuinamente não aristotélica.
Esclarecem que baseados no seu Tratado discípulos de Wittgenstein, integrantes do Círculo de Viena, contemporâneo a Hitler, criaram o que se convencionou denominar de positivismo lógico, interpretando o livro como diretrizes para eliminação da metafísica e submissão da Filosofia ao serviço de “limpeza” para o progresso científico; e mais: que Wittgenstein já teria abandonado na ocasião as teses veiculadas no Tratado para dedicar-se ao serviço “sujo” de de(s)construção da Filosofia livrando-a da obsessão com a linguagem e do seus compromissos com o modo modernista de pensar.
A seguir apresentam o item A Breve e Infeliz Existência do Positivismo Lógico [The Short, Unhappy Life of Logical Positivism] no qual expõem o modo equivocado com o qual, em nome de Wittgenstein, o Círculo de Viena ambicionou estabelecer as regras para fundamentar logicamente todas as áreas do conhecimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário