quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

ANTILEXtranz (3)

ANTILEXtranz
A sombra do enigma
Drama solene trágico baseado no mito pagão Antígona

                                               
PRIMEIRA MOVIMENTAÇÃO CÊNICA

PRÓLOGO EM KOMMÓI



        Ruinas de Teatro Romano na Síria. Ao centro da arena um altar de pedra sobre o qual está um bode preparado para o sacrifício iluminado por piras e perfumado por nuvens de incenso. De uma das portas localizada no piso térreo do teatro (platéia), em passarela perpendicular ao centro do proscênio, adentra um cortejo tendo a frente Cornélius que carrega solenemente sobre as duas mãos uma adaga. É seguido pelo coro de fiéis que entoa um canto lamentoso (kommói) atrás do qual estão vários xoquerês (percusionistas) e Axogum. Encerrando o desfile um grupo de dançarinos. Percussão mágico-religiosa durante o deslocamento do cortejo até a chegada de Cornélius ao altar.


Cornélius
Salve Capri, nosso deus e totem!
Coro de Fiéis/Cidadãos da Síria
Salve!
Cornélius
Sagrado Capra, desbravador de caminhos, humildemente lhe suplicamos aceitar nossa oferenda!
Coro de Fiéis/Cidadãos da Síria
Poderoso Capra, aceitai nossa oferenda!
Cornélius
Escutai nosso clamor na voz da sua cornucópia sagrada! (Sinaliza para Cornúpeto tocar a cornucópia)

        Cornúpeto toca a cornucópia [berrante de chifre]. Fiéis aproximam-se do animal a ser sacrificado que berra plangente. Cornélius eleva a adaga sinalizando para que se dê a aproximação de Axogum.

Cornélius
(Para Axogum) Eis aqui o inocente apartado para o sacrifício e a adaga para sangrá-lo! (Em direção aos céus) A ti ó grande Capra entregamos a vida que corre em nossas veias representada pelo sangue que jorrará quente do pescoço do imolado...

        Novo toque da cornucópia. Percurssão solene. Cornélius sinaliza para diáconos [assistentes do sacerdote] que o atendem prontamente imobilizando o animal sobre o altar. Axogum sacrifica-o. O animal estremece e Cornélius apara-lhe o sangue em uma cabaça que traz junto à estola que lhe serve de cinto. O animal deixa de estremecer. Soam xoquerês freneticamente. Cornélius eleva o sangue do animal aos céus e o bebe deixando-o escorrer sobre o peito. Alguns fiéis caem ao solo tomados por tremores incontroláveis. Saudações exaltadas do coro de fiéis ao deus Capra. Instala-se o transe.

Escuro lento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário