ANTILEXtranz
A sombra do enigma
Drama solene trágico baseado no mito pagão Antígona
PRIMEIRA MOVIMENTAÇÃO CÊNICA
Ruinas de Teatro Romano na Síria. Ao centro da arena um altar de pedra sobre o qual está um bode preparado para o sacrifício iluminado por piras e perfumado por nuvens de incenso. De uma das portas localizada no piso térreo do teatro (platéia), em passarela perpendicular ao centro do proscênio, adentra um cortejo tendo a frente Cornélius que carrega solenemente sobre as duas mãos uma adaga. É seguido pelo coro de fiéis que entoa um canto lamentoso (kommói) atrás do qual estão vários xoquerês (percusionistas) e Axogum. Encerrando o desfile um grupo de dançarinos. Percussão mágico-religiosa durante o deslocamento do cortejo até a chegada de Cornélius ao altar.
Cornélius
Salve Capri, nosso deus e totem!
Coro de Fiéis/Cidadãos da Síria
Salve!
Cornélius
Sagrado Capra, desbravador de caminhos, humildemente lhe suplicamos aceitar nossa oferenda!
Coro de Fiéis/Cidadãos da Síria
Poderoso Capra, aceitai nossa oferenda!
Cornélius
Escutai nosso clamor na voz da sua cornucópia sagrada! (Sinaliza para Cornúpeto tocar a cornucópia)
Cornúpeto toca a cornucópia [berrante de chifre]. Fiéis aproximam-se do animal a ser sacrificado que berra plangente. Cornélius eleva a adaga sinalizando para que se dê a aproximação de Axogum.
Cornélius
(Para Axogum) Eis aqui o inocente apartado para o sacrifício e a adaga para sangrá-lo! (Em direção aos céus) A ti ó grande Capra entregamos a vida que corre em nossas veias representada pelo sangue que jorrará quente do pescoço do imolado...
Novo toque da cornucópia. Percurssão solene. Cornélius sinaliza para diáconos [assistentes do sacerdote] que o atendem prontamente imobilizando o animal sobre o altar. Axogum sacrifica-o. O animal estremece e Cornélius apara-lhe o sangue em uma cabaça que traz junto à estola que lhe serve de cinto. O animal deixa de estremecer. Soam xoquerês freneticamente. Cornélius eleva o sangue do animal aos céus e o bebe deixando-o escorrer sobre o peito. Alguns fiéis caem ao solo tomados por tremores incontroláveis. Saudações exaltadas do coro de fiéis ao deus Capra. Instala-se o transe.
Escuro lento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário