sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

KLEÓPATRA equus ferus alfa centauri o segundo sol (3)

SEGUNDA MOVIMENTAÇÃO CÊNICA
PRIMEIRO EPISÓDIO

         Kyrônio desenha cuidadosamente hieróglifos com um pincel em um papiro sobre uma estante de mármore apoiada num pedestal de ouro. Aos seus pés, Petrônio esculpe escritos de Kyrônio em uma tábua de argila, copiando um papiro escrito.

Kleópatra Soter
Como vai a lapidação da minha biblioteca?
Kyrônio
Já fizemos quase todas as tábuas a partir dos papirus de Alexandria
Kleópatra Soter
Não vejo a hora da minha tumba ficar pronta...
Kyrônio
A senhorinha terá vida longa, Princesa
Kleópatra Soter
Quero ter a tumba mais valiosa do Egito
Kyrônio
Você fala como se já fosse Rainha
Kleopatra Soter
Serei a Rainha do Egito... Quem viver, verá
Kyrônio
Por enquanto é ainda apenas a Princesa de Lesoto, irmã do faraó Ptolomeu Soter II
Kleopatra Soter
Ele não reinará para sempre...
Kyrônio
E a senhorinha, reinará eternamente?
Kleopatra Soter
Reinarei para sempre. Eu e o meu tesouro: a biblioteca de Alexandria. Resistirei ao tempo como o conhecimento até aqui passado de boca em boca e fixado nestas tábuas de argila.
Kyrônio
Nenhuma mulher da realeza egípsia dedicou-se tanto às ciências e as artes como a senhorinha
Kleopatra Soter
O conhecimento liberta e me envaidece mais que a maquiagem, as jóias e os cuidados com a beleza do corpo.
Kyrônio
Parece um homem falando
Kleopatra Soter
Mulheres não podem falar como os homens?
kyrônio
Só as rainhas podem.
Kleopatra Soter
Serei Rainha, já disse. Para poder falar como os homens... E lhes dizer o que devem fazer (Sorri provocante)
Kyrônio
Orgulho-me de ser seu preceptor
Kleopatra Soter
Sou-lhe muito grata por me ensinar a pedagogia do centauro
Kyrônio
Fui feito eunuco para iniciar os Ptolomeu nos mistérios de Kyro
Kleopatra Soter
Justamente sobre isso quero lhe falar agora
Kyrônio
Só um instante... (Para o escultor de tábuas) Petrônio, descanse um pouco o punho e cuide para que ninguém nos interrompa. Preciso ouvir a princesa.

        Petrônio interrompe o trabalho acomodando cuidadosamente a marreta e a talhadeira no chão retirando-se em silêncio, respeitosamente.



Kyrônio
(Finalizando o desenho de um hieróglifo) Quando teve a idéia de converter todos os escritos dos papiros de Alexandria em tábuas de argila?
Kleopatra Soter
Quando Ptolomeu Soter  I, meu pai, levou-me à Babilônia após meu avô Ptolomeu Soter ter conquistado a Assíria e a Suméria... Ali, na Mesopotâmia, entre os rios Tigre e Eufrates, conheci a escrita cuneiforme.
Kyrônio
Uma sábia decisão, Princesa. Mas, diga-me, o que quer saber sobre Kyro que ainda não lhe contei?
Kleopatra Soter
De tanto ouvir os ensinamentos do Centauro acabei sonhando com Kyro
Kyrônio
Os sonhos muitas vezes revelam antecipadamente acontecimentos que estão por vir...
Kleopatra Soter
No sonho eu violava a proibição do Rei meu irmão Ptolomeu Soter II e ia em segredo até o estábulo onde ficam os cavalos e seus guardadores... E me dirigi à última baia.
Kyrônio
Já esteve no estábulo real antes do sonho?
Kleopatra Soter
Não, ainda não. Apenas sei que lá cuidam dos animais do exército do Rei.
Kyrônio
O que viu no seu sonho...
Kleopatra Soter
Um cavalo negro isolado na baia próxima à cocheira real... Ao subir na cancela da última baia, após o compartimento do dossel, ela se moveu para dentro e tocou  levemente a cauda do animal que estava de costas para a porteira e de cabeça baixa como a se alimentar. Ele levantou a cabeça e voltou-se para mim... Mas o que vi foi um tronco de homem muito branco e musculoso com uma grande cabeleira em forma de crina olhando fixo para mim no lugar do pescoço e  cabeça do cavalo...
Kyrônio
(Surpreso e crédulo, com temor) Ele se mostrou para a senhorinha!?
Kleopatra Soter
Vi os seus olhos brilhantes como fogo... Senti um calafrio, mas permaneci imóvel correspondendo-lhe o olhar...
Kyrônio
E depois?
Kleopatra Soter
Nada. Acordei com a cama encharcada de sangue. Ainda estou sangrando pelas partes íntimas até agora...
Kyrônio
Contou isso para alguém?
Kleopatra Soter
Não. Mas minhas amas de leite vão encontrar os lençóis sujos de sangue quando adentrarem meus aposentos para a limpeza e arrumação do dia.
Kyrônio
Ninguem pode tocar no seu primeiro sangue. Venha, vamos comigo recolher os lençóis. Depois lhe explico.


        Kyrônio e Kleopatra deixam a sala de leitura rapidamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário