OITAVA MOVIMENTAÇÃO CÊNICA
ESTÁSIMO TERCEIRO (Quarta manifestação do coro)
O príncipe andrógino trama contestar o decreto do tio rei;
Antilex ordenou vender a jóia nupcial para financiar sua viajem à Istambul;
A princesa transsexual seguirá para a Turquia travestida de homem sobre um carro puxado por dois corcéis na calada da noite;
A sombra lançada sobre os decendentes de Édipo ameaça estender-se sobre toda a Síria;
Veloz pelo deserto Antilex se deslocará com destemor protegida pela escuridão;
Deve chegar em Istambul quando amanhecer e ainda for noite;
Na hora em que a manhã está mergulhada na noite;
Quando luz e sombra se fundem e confundem;
Quando Apolo e Dionísio se encontram e dividem entre si o Poder;
Antilex vai ironicamente em busca da sombra para trazer luz...
Será possível corrigir o rumo das gerações filhas do incesto?
Tememos o que não podemos conhecer;
Maus pressentimentos invadem nosso peito.
NONA MOVIMENTAÇÃO CÊNICA
TERCEIRO EPISÓDIO
À frente da porta direita do proscênio [Direita alta do palco] Antilex, usando traje negro de beduíno, está de pé com um graveto fumegante em uma das mãos vestindo uma máscara trágica.
Máscara grega trágica |
Antilex
Está feito... Quisera ter sido poupada de recolher os restos mortais em adiantado estado de putrefação dos meus irmãos queridos para incinerá-los... Estou impregnada de náusea em razão do cheiro da morte. Mas fiz o que deveria ter sido feito. (Seguindo em direção ao centro da extremidade anterior do proscênio próxima à orquestra) [Centro baixo do palco] Não haverá castigo para mim porque não permitirei ser julgada por Caprus Creonte nem por qualquer um. (Retira a máscara)
Antilex
Apenas os que são filhos de incesto podem genuinamente me compreender; e as gerações que vivem à sombra dos feitos luminosos de uns poucos realizadores; e os que tiveram a honra maculada ou a voz estancada à força pelo capricho de empreendedores ousados que têm em mente apenas o seu próprio bem-estar. (Recoloca a máscara percebendo que curiosos na orquestra pouco a pouco se aproximaram dela em quantidade cada vez maior. A eles se dirige) Nós, as vítimas de atos violentos e dos abusos do Poder queremos chorar a morte dos nossos queridos que tombaram em combate. Conclamo todos à reflexão!
Maquiagem egípcia trágica |
Antilex
Apenas os que são filhos de incesto podem genuinamente me compreender; e as gerações que vivem à sombra dos feitos luminosos de uns poucos realizadores; e os que tiveram a honra maculada ou a voz estancada à força pelo capricho de empreendedores ousados que têm em mente apenas o seu próprio bem-estar. (Recoloca a máscara percebendo que curiosos na orquestra pouco a pouco se aproximaram dela em quantidade cada vez maior. A eles se dirige) Nós, as vítimas de atos violentos e dos abusos do Poder queremos chorar a morte dos nossos queridos que tombaram em combate. Conclamo todos à reflexão!
A imagem da escultura Reflexão de Auguste Rodin surge agigantada e inesperadamente encimando a porta central ao fundo do proscênio.
Reflexão 1886 – Auguste Rodin (1840-1917)
Antilex
Para que prosseguir em combate onde irmão bate-se contra irmão?! (Apontando com o graveto as cinzas fumegantes da fogueira em que foram incinerados os restos mortais de Polínicis e Antero) Vejam no que resultou a ambição do rei Caprus Creonte: carne da mesma carne dilacerada por um território que não é dos sírios, que não pertence à Síria nem ao Egito. A Síria não é do Egito! Não tem cabimento o povo sírio lutar entre si em defesa do expansionismo de Tebas! A ter que derramar o sangue sírio em benefício do Egito é preferível deixá-lo escorrer na luta pela libertação da Síria das garras e tirania de Tebas representada por Caprus Creonte. Voltemos para Ancara unidos, com ímpeto semelhante ao dos mártires turcos que, em nome de Alah, sacrificam-se a si mesmos em ações isoladas e suicidas! O retorno das falanges sírias combatentes em Istambul à Ancara explodirá uma bomba que lançará por terra todas as colunas do palácio imperial e dará por encerrado o julgo do Egito sobre a Síria. Sigamos sob a luz do dia sem temor. O rei está ocupado com os preparativos de suas bodas com as princesas de Tebas e não terá tempo de organizar um contra-ataque ao povo sírio rebelado. Chegou a hora de dizer não aos abusos de poder e intolerância de Caprus Creonte. A tomada de Istambul nada acrescenta a gente da Síria. Apenas satisfaz a vaidade pessoal do tirano faraó do Egito e seu apetite insaciável pelo acúmulo de bens. Não há justa distribuição de renda nem partilha dos lucros auferidos com a conquista de novos mercados. Em vez de lutarmos irmão contra irmão em nome da ampliação das fronteiras do Império egípcio, lutemos contra Tebas!
Combatentes curiosos
Voltemos sem demora à Ancara!
Lutemos pela libertação da Síria e pela expulsão do rei de Tebas!
Fora Caprus Creonte!
Fora!
Fora o tirano de Tebas!
Abaixo o imperialismo egípcio!
Os combatentes sírios em Istambul seguem em direção à Ancara resolutos a expulsarem Caprus Creonte. A imagem da escultura de Rodin esmaece até desaparecer. Luz recorta-se sobre Antilex.
Antilex
(Retirando lentamente a máscara) Poderoso Apolo! (Roga aos céus) Peço-lhe concender-me algum tempo... Só até o anoitecer, para que eu possa concretizar o prometido. Em Ancara, nesta mesma hora em que ainda é noite e simultaneamente dia, prometo-lhe que, ao raiar do sol, meu corpo diluído em fumaça subirá aos céus para louvá-lo. Agindo deste modo espero que a minha irmã e sua prole fiquem livres da maldição encomendada a ti por Pélope. Esta é a minha promessa. Creio no seu grande poder porque o destino infleliz de minha família é prova incontestável de sua força colossal. A minha oferta equivale ao sacrifício a ti oferecido por Pélope. Ele deu-lhe o corpo do próprio filho, Crisipo. A ti, ofertarei o meu corpo. Salve Apolo, deus-Sol todo poderoso, dissipador das sombras... Iluminai de agora em diante, numa pletora de alegria, e para sempre, os caminhos de minha irmã e dos seus filhos. É o que vos peço confiante, amém! (Recoloca a
máscara e retira-se rapidamente). Percussão e escuro lento sobre o vazio cênico.
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