quinta-feira, 5 de maio de 2011

PARECER (Banca de Defesa de Dissertação/Tese)


PARECER


Examina a dissertação de mestrado intitulada Individuação e escolarização de crianças de 0 a 5 anos: um cenário dinâmico no palco da abordagem histórico-cultural apresentada por Nancy Romanelli  (nº USP 2555434) ao Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação (área de concentração em Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares) da Faculdade de Educação da USP sob orientação da Profª Drª Leny Magalhães Mrech.



(I) A dissertação

O relatório final da pesquisa em referência no caput deste parecer possui 201 páginas  e encontra-se organizado em 10 (DEZ) capítulos através dos quais a mestranda discorre, com serenidade e rigor acadêmico, acerca do impacto do pensamento vigotskiano nas práticas pedagógicas correntes nos primeiros anos da escolarização fundamental e de como estas repercutem na educação infantil, focalizando particularmente a inter-relação dos processos de impregnação cultural e ipseidade de crianças de 0 a 5 anos sob a responsabilidade de professores.

A argumentação da pesquisadora revela sua rica experiência como psicóloga escolar e familiaridade com a temática abordada demonstrando consistente fundamentação teórica em socorro do seu ponto de vista – o que lhe confere autoridade intelectual na defesa escrita de suas ideias.

Chama atenção o hábil manejo do instrumental espistemológico materialista-histórico-dialético por parte da cursista e sua adequação à perspectiva histórico-cultural adotada na discussão teórica dos impactos da escolarização nos processos de ipseidade de crianças dos 0 aos 5 anos.

A redação límpida e honesta na exposição do pensamento da mestranda revela o aproveitamento de todos os ajustes sugeridos ao projeto durante o exame de qualificação demonstrando sua responsabilidade e compromisso acadêmico com a escolha do método empregado não deixando dúvidas quanto à autoria do texto.

Há pequenos ajustes para adequação do texto às normas do VOLP particularmente referentes à hifenização de formações vocabulares – perdoáveis tendo em vista o prazo legal definido pelo Decreto Presidencial nº 6.583 de 29 de setembro de 2008 que em seu artigo 3º estabelece o encerramento do período de transição para adequação das produções literárias nacionais à normatização da ABL em 31 de dezembro de 2012.

Os poucos ajustes acima referidos absolutamente não constituem impedimento para outorga do diploma de Mestre à cursista  ou eventual indicação para publicação da dissertação podendo ou não serem providenciados em forma de errata a qualquer tempo até o encerramento do prazo instituído pelo Decreto supramencionado.

A maestria no manejo da linguagem acadêmica por parte da mestranda , creio, deve confirmar-se nos seus pronunciamentos orais durante a arguição pública.


(II) Arguição Pública

PRIMEIRA QUESTÃO
Em sigilo até a ocasião do pronunciamento do parecerista.
SEGUNDA QUESTÃO
Em sigilo até a ocasião do pronunciamento do parecerista.
TERCEIRA QUESTÃO
Em sigilo até a ocasião do pronunciamento do parecerista.

Demonstrado competente manejo acadêmico na expressão oral em defesa da argumentação escrita apresentada pela mestranda, e oferecidos satisfatoriamente os esclarecimentos a serem solicitados pelos demais membros da banca examinadora, meu parecer será FAVORÁVEL À OUTORGA DO DIPLOMA DE MESTRE EM EDUCAÇÃO à cursista.

São Paulo, 16 de maio de 2011.

Ricardo Ottoni Vaz Japiassu
Doutor em Educação e Psicologia pela FEUSP
Mestre em Artes Cênicas pela ECA-USP
Licenciado e Bacharel em Teatro pela UFBa

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