quarta-feira, 2 de março de 2011

KLEÓPATRA EQUUS FERUS ALPHA CENTAURI (9)

Escuro lento.

DÉCIMA QUINTA MOVIMENTAÇÃO CÊNICA
EPISÓDIO SEXTO

         Sala do trono do palácio de Julio Cesar na Sicília.

Taurus
Está ai um embaixador de Creta a mando da Rainha Kleópatra, viúva do Rei Pompeu. Traz consigo um presente da Rainha que se encontra a bordo de uma nave real estacionada próximo à costa da ilha.
Julio Cesar
A viúva do Egito veio até aqui? Pois que entre o seu embaixador com o presente...

         Taurus dirige-se a entrada e sinaliza ao embaixador para adentrar a sala. O embaixador é seguido de dois carregadores que transportam um gigantesco tapete persa enrolado sobre os ombros.

Embaixador de Kleópatra
Ave Cesar, Tirano de Roma, Sicília, Macedônia e Turquia! Venho a mando da Rainha Kleópatra, viúva de Pompeu, rei de Creta, trazer-lhe um presente e um convite para subir a bordo da nave real que se encontra estacionada na costa da ilha.

         Os carregadores deitam o tapete sobre o chão.

Embaixador de Kleópatra
Permita que o tapete seja desenrolado para sua apreciação, Senhor...
Julio César
Desenrolem o tapete.

         Os carregadores desenrolam o tapete e revelam Kleópatra que nele estava escondida, ricamente trajada em tons de azul turquesa (cor grega do luto) com jóias em ouro.



Julio Cesar
Esta jovem que vem envolta no tapete faz parte do presente? Por que veste-se com a cor do luto?
Embaixador de Kleópatra
Esta jovem senhora é a Rainha de Creta Kleópatra, viúva do Rei Pompeu, irmã do Faraó Ptolomeu Soter II do Egito.

         Kleópatra o reverencia respeitosamente.

Julio Cesar
Se eu contar isso em Roma não vão acreditar! Senhora, por favor, levante-se. Deixe-me ajudá-la a erguer-se...
Kleópatra
Grata por aceitar o meu presente, Grande César.
Julio Cesar
Não quis esperar minha visita à nave real?
Kleópatra
É que o motivo da minha súbita e inesperada visita solicita uma rápida resposta de Sua Alteza. Pode me ouvir?
Julio Cesar
Claro. (Para Taurus) Conduza o embaixador e os carregadores para a sala de espera. Providencie-lhes algo para comer e beber. (Para Kleopatra) Senhora, por favor, sente-se. (Servindo-se) Quer um pouco de vinho?
Kleopatra
Não.
Julio Cesar
Permite que eu beba?
Kleopatra
A casa é sua, Majestade.
Julio Cesar
O que traz a água doce do Nilo aos mares salgados da Sicília?
Kleopatra
Uma proposta...
Julio Cesar
O que uma rainha jovem e viúva poderia me propor?
Kleopatra
A Baixa Síria e trânsito livre para o seu exército através da Fenícia até o norte da Africa...
Julio Cesar
E por que não também a Fenícia?
Kleopatra
A Fenícia é do meu filho.
Julio Cesar
Teve filhos com Pompeu?
Kleopatra
Ainda não tive filhos, Senhor... Meu marido faleceu antes que tivesse tempo de lançar sua semente em meu ventre.
Julio Cesar
Não abre mão da Feníncia... E o que terei que lhe oferecer em troca?
Kleopatra
Parte de suas naus e algumas legiões para o cerco a Alexandria.
Julio Cesar
Se tivesse um filho meu, compartilharíamos a Fenícia...
Kleopatra
Esta é a condição para o seu apoio? Plantar sua semente em meu ventre para selarmos a aliança que proponho?
Julio Cesar
Pensa rápido. Aceitaria-me em seu leito senhora?
Kleopatra
Se me prometer cumprir o acordo não farei nenhuma objeção ao seu propósito...
Julio Cesar
Por que quer Alexandria?
Kleopatra
A biblioteca...
Julio Cesar
Uma rainha intelectual?!
Kleopatra
Uma rainha estudiosa das Artes e das Ciências...
Julio Cesar
Isso é raro em mulheres
Kleopatra
O Egito precisa de uma saída para o mar pelo Delta do Nilo sem ter que pagar pedágio a Tídias, o Tirano beduíno que tem a posse de Alexandria.
Julio Cesar
Mas o Egito não é responsabilidade de seu irmão Ptolomeu Soter II?
Kleopatra
Será meu, se o Senhor me ajudar...
Julio Cesar
Se for seu, será meu também, desde que vingue nossa aliança...
Kleopatra
Se me ajudar será também seu. Se eu for sua, será seu e do nosso filho. Concorda?
Julio Cesar
Dorme comigo no palácio esta noite?
Kleopatra
Prefiro que sigamos na minha nave até Creta onde construiremos nosso ninho conjugal. Assim poderemos nos conhecer melhor ao longo da viagem singrando as águas plácidas do Mediterrâneo cuja temperatura é um convite ao deleite sensual...


Julio Cesar
E se eu me recusar e aprisioná-la na Sicilia?
Kleopatra
Não faria isso... O Egito desembarcaria na ilha para me resgatar.
Julio Cesar
Não duvido disso. Que seja: sigamos juntos para Creta! Eros me flechou o coração...
Kleopatra
Não se arrependerá de me tomar como mulher, nem como aliada. Ninguem conhece mais ou melhor a geografia desta região do que eu.
Julio Cesar
(Dando-lhe o braço) Senhora...
Kleopatra
Obrigada meu Senhor.

         Escuro rápido.

        
DÉCIMA SEXTA MOVIMENTAÇÃO CÊNICA

Na sala do trono do palácio em Creta Kleópatra movimenta-se agitada de um lado para o outro. Radhija adentra a sala trajando uma burca de viagem.

Radhija
Senhora, estou pronta.
Cleópatra Soter
Sabe o que terá de fazer?
Radhija
Sim. Avisar a Mohammed que a senhora pagará a promessa feita a ele durante a primeira noite que passar no palácio em visita a Tebas e lhe entregar o sonífero para ele fazer Ptolomeu dormir para poder se dirigir à noite aos seus aposentos e provar o néctar da sua flor de lótus sem ser importunado pelo ciúme doentio de Faraó; e lembrá-lo para colocar o exército em prontidão para a marcha sobre Alexandria;  e para ele enviar dois cavaleiros até o lago Nasser para conduzir as legiões de Julio Cesar pela margem esquerda do Nilo até Alexandria.
Kleopatra
E Kyrônio?!
Radhija
Ah, Sim... Avisar Kyrônio para Levar seu arco lançador de setas, o cavanhaque de ônix, o elmo, a armadura, os braceletes e o peitoral em ouro para a ante-sala dos seus aposentos...
Kleopatra
Não está esquecendo nada?
Radhija
Ank: a chave do destino. Solicitar a Kyrônio ordenar esculpirem uma chave em lápis-lazúli e jade com um escaravelho em rubi engastado em ouro.
Kleópatra
Pode ir. Onde está Hannah? Chame-a aqui com Ptolomeu Cesário.

         Julio Cesar entra nos aposentos da Rainha em traje de guerra.

Julio Cesar
Já estou pronto para partir, minha Rainha.
Kleopatra
Vá e não tema... O mar se abrirá ao meio e permitirá a passagem das legiões romanas
Julio Cesar
Isso é certo?
Kleopatra
Assim como a aritmética nos ensina ser quatro a soma de dois mais dois.
Julio Cesar
A partir de hoje, na sexta lua... É isso?
Kleopatra
O fenômeno só ocorre uma vez a cada 12 luas... E apenas enquanto durar a luz do sol. Como lhe disse, no ponto do Mar Vermelho entre Jeddah e Medina, há uma encruzilhada. Tome o caminho em direção à praia que fica mais ou menos na altura do lago Nasser, próximo a Assuan, no lado do Egito. É a porta de entrada mais segura no continente africano. Por ali passaram os hebreus em fuga do cativeiro do Egito guiados por Moisés. Mas a mágica de Moisés aos olhos do povo hebreu tem oculta a álgebra da sabedoria: que sustenta a divindade de Faraó. Cavaleiros egípcios estarão a sua espera e dos seus soldados para guiá-los por terra e abordarem Alexandria pelo sul. Será a época da vazante e poderão atravessar o Nilo sem dificuldade e seguir por terra, como lhe disse, pela margem esquerda até Alexandria. Entraremos junto com os exércitos de Tebas sob meu comando pelo Oeste de Alexandria (Pausa) Vai com as bênçãos do seu deus Marte! Nos encontraremos em Alexandria para celebrarmos nossa vitória! Ptolomeu Cesário seguirá com você sob os cuidados de Hannah até a Fenícia e lá deve permanecer a salvo e distante dos campos de batalha.






         Entra Hannah de mãos dadas com o pequeno Cesário.

Hannah
Mandou-me chamar Rainha?!
Kleópatra
(Abraçando Cesário) Como está o meu filhote? (Para Hannah) Tudo pronto para a viagem?
Hannah
Sim.
Kleopatra
(Para Cesário encaminhando-o a Julio Cesar) Você ficará com seu pai até nos vermos em Alexandria. Seja um menino corajoso. (Para Julio Cesar) Cuide bem do nosso tesouro, Cesar!
Julio Cesar
Não se preocupe. (Tomando a mão de Cesário) Vamos guerreiro?!

         Escuro rápido.

DÉCIMA SÉTIMA MOVIMENTAÇÃO CÊNICA
SEXTO ESTÁSIMO CORAL

Coro de Beduinos

A sabedoria de Kleópatra a faz ser tomada por feiticeira
Sua magia é álgebra - e não falha
O poder que só Faraó possui para “ordenar” a cheia do Nilo...

A aparição de um caminho por entre as águas do Mar Vermelho é a mesma sabedoria milenar de faraó utilizada como “mágica” pelo hebreu Moisés para dar fuga aos judeus escravizados traindo a confiança nele depositada pelo Egito Ramssés.

A realeza egípcia  adotou o recém-nascido hebreu como filho após o mesmo ter surgido intencionadamente boiando numa cesta de junco durante o banho da Rainha mas viu-se ironicamente fustigada com a fuga em massa de trabalhadores escravizados sob a liderança do príncipe bastardo.

A “mágica” do hebreu  iniciado nos mistérios de Faraó serve desta vez à Roma como “magia” calculada por Kleópatra para fazer César adentrar as entranhas da África e ajudá-la a tomar Alexandria.

O banco de areia entre as águas do Mar Vermelho.
Surpreende a Julio Cesar e seus soldados que o atravessam sem 
                                                                      demora ou temor.
As previsões “algébricas” de Kleópatra se concretizam e seus feitos
a engrandecem como Rainha Maga cada vez mais.
Certa da vitória sobre Alexandria a nave da deusa Isis ancora no cais privado da realeza egípcia em Tebas.
Kleópatra trajando luto desembarca e segue escoltada para o palácio.
Na cidade todos desejam vê-la mas a rainha está cansada
e recolhe-se logo aos seus aposentos.
Na intimidade de seu leito banha-se e perfuma-se
auxiliada por Radhija sua aia de confiança.
Prepara-se para receber a visita de Mohammed
e pagar-lhe a promessa.
O exército real sob as ordens de Mohammed encontra-se em exercício de guerra e movimenta-se excitado preparado para a batalha.
Os cascos dos cavalos marchando pelas ruas e avenidas
próximas ao palácio não deixam o povo dormir.
Apenas Ptolomeu Soter II adormeceu com todo esse movimento.
Bebeu cerveja com o sonífero que lhe foi dado por seu amante.
Mohammed vai ao quarto da Rainha para receber sua recompensa.
Kleópatra o acolhe com satisfação e o deixa provar
do néctar da sua flor de Lotus.
Extenuado por anorgasmia Mohammed  adormece e a rainha pede a Radhija que ocupe seu lugar na cama e dela só saia após coletar o sêmem de Mohammed.
Kleópatra segue para encontrar-se com Kyrônio escoltada por Kyruba e Abubakyr.
Veste a armadura e o elmo em ouro encimado por uma cabeça de serpente e o cavanhaque de ônix, enlaça a chave do destino na cintura.




  
Sobe ao dossel de Kyro estacionado no pátio do palácio para o pilotar.
Vestida como um sagitário, Ptolomeu Soter III Kleópatra convoca as tropas de Faraó a seguirem em disparada atrás dela.
O exército a segue sem pestanejar durante a alvorada.
O som do galope dos animais faz a terra tremer.


Vida longa a Faraó!
Salve Kyro, alfa centauri!
Brilha o Segundo Sol em disparada pelo solo egípcio!

   Escuro rápido.

DÉCIMA OITAVA MOVIMENTAÇÃO CÊNICA

         Ressoa percussão retumbante. Um foco de luz delimita Keópatra com maquiagem egípcia de guerra sobre o dossel manobrando Equus Ferus com uma das mãos e com a outra empunhando bravamente uma lança. Tem o arco para lançamento de setas calçado no tórax, sobre a armadura. O dourado do elmo, do peitoral metalizado e dos braceletes se confundem com o metal da carruagem e os adornos do cavalo negro adestrado para a guerra. O cavanhaque de ônix empresta-lhe uma aparência masculina não andrógina. A chave do destino rebrilha em sua pélvis abaixo da armadura.

Escurecimento Lento. Cessa a percussão.



Nenhum comentário:

Postar um comentário