domingo, 13 de março de 2011

KLEÓPATRA EQUUS FERUS ALPHA CENTAURI (13)

Escuro rápido.

VIGÉSIMA QUINTA MOVIMENTAÇÃO CÊNICA
NONO EPISÓDIO

Na sala do trono Antônio, sentado em companhia de dois guarda-costas espadachins tomam vinho e consomem petiscos servidos por criadas semi-nuas.

Kyrônio
(Enrolando o papiro que acabara de ler) Nada mais havendo a declarar, a Rainha do Egito, Ptolomeu Soter III Kleópatra apresenta-se ao general que ocupará o lugar de Cesar na adminstração conjunta do Egito, Creta e Alexandria... (Sinaliza para que arautos anunciem a entrada de Kleópatra).

Kleópatra adentra o salão sobre um carrocim que é carregado por quatro escravos musculosos seguido por Kyruba e Abubakyr empunhando ambos dois grandes abanicos de plumas brancas com engaste em ouro e pedrarias. Ricamente trajando púrpura usa a tiara em forma de Ibis assentada sobre a peruca de tranças de crina de cavalos negros e empunha uma máscara mortuária em ouro de si mesma na qual usa o cavanhaque de ônix. Antônio e seus oficiais se levantam em reverência. Kleópatra desce altiva do carrocim auxiliada por Kyrônio.


Kleópatra
(Afastando a máscara que lhe cobre o rosto) General Marco Antônio, seja bem-vindo à “Roma austral” de Cesar!
Marco Antônio
Imaginei que uma viúva estivesse trajando luto...
Kleopatra
Deixei de usar luto após receber em meu leito seu padrinho, o grande Julio Cesar; desde que nos unimos, em seguida à morte de meu primeiro marido o Rei Pompeu de Creta. Entendo que o azul cabe à mulher de Cesar que vivia com ele em Roma antes de ele cohabitar comigo e mudar-se para Alexandria para daqui comandar o Império romano a meu lado. Na qualidade de amante de Cesar e mãe do seu filho legítimo varão Ptolomeu Cesário, reservo-me a prerrogativa de usar carmim... o azul é obrigação de Agripa, da viúva “oficial” de César. Vejo que o senhor também usa púrpura. Incomodá-lhe o fato de eu trajar esta cor?

Marco Antônio
Absolutamente. O vermelho está de acordo com o seu temperamento solar... (Beijando-lhe a mão) Faz-lhe resplandecer como o sol no zênite!
Kleopatra
Vejo que o senhor é um galanteador apesar de ser homem casado.
Marco Antônio
Percebo que está muito bem informada a meu respeito. Deve saber que vim ocupar a posição de meu padrinho Julio Cesar.
Kleopatra
(Provocante) Também o lugar dele em meu leito?
Marco Antônio
Não quero que lhe falte nada do que estava acostumada a receber de Cesar...
Kleopatra
Cesar sempre atendeu aos meus pedidos. E jamais deixou que eu esquecesse por um dia sequer que era mulher...
Marco Antônio
Farei o mesmo, se esta for a sua vontade, Rainha
Kleópatra
Será que o vinho já não lhe subiu a cabeça cedo por demais?
Marco Antônio
Fizemos uma longa e cansativa viagem de Roma até aqui... Desejo muito encontrar conforto nos braços delicados e perfumados de uma mulher...
Kleopatra
Poderá escolher qualquer uma das minhas servas que lhe agrade – ou mais de uma. São todas jovens e com as carnes duras...
Marco Antônio
Suas servas não me despertam o desejo que o seu perfume provoca em mim.
Kleopatra
Me deseja General? Tenho idade para ser sua mãe...
Marco Antônio
Não diga isso. Está tentando inibir minha vontade de tomá-la em meus braços?
Kleopatra
Já lhe disse que pode escolher qualquer uma das minhas servas para saciar seus desejos concupiscentes e lascívia.
Marco Antônio
Precisa ou não de um novo general a seu lado Rainha?
Kleopatra
De um guerreiro ao meu lado preciso. Já de um homem em minha cama...
Marco Antônio
O general que precisa não será o homem em que depositará toda sua confiança?
Kleopatra
Seguramente... E se eu lhe recusar a oferta?
Marco Antônio
Não fará isso. A grande estrategista do Nilo não pode recusar a minha proposta. Uma mulher acostumada ao acasalamento não se mantém em um leito que não seja desfeito por vigílias de amor...
Kleopatra
Quer me acompanhar até o jardim General?
Marco Antônio
Com muito gosto!

Antônio oferece-lhe o braço e os dois se dirigem ao jardim.

Escuro lento.

VIGÉSIMA SEXTA MOVIMENTAÇÃO CÊNICA
NONO ESTÁSIMO CORAL

Coro de beduinos
A insistência de Antônio em ter Kleópatra como mulher para selar
uma aliança militar com ela
É avaliada cuidadosamente pela rainha do Egito, após consulta ao
oráculo de Kyro...
Kleopatra sabe que não lhe resta outra alternativa a não ser aceitar
as condições apresentadas por Antônio
A Rainha do Egito aceita a presença de Antônio em seu leito para garantir o poder paralelo a Roma e finalizar sua biblioteca em argila
Fúlvia, a mulher de Antônio, sofre com o abandono do marido
Sua infelicidade leva-a a morte e Antônio é chamado às pressas a
Roma
Otávio Cesar, filho adotivo de Julio Cesar, exige que Antônio case-se
com sua irmã caçula, Otávia
Antônio cede ás pressões de Otávio Cesar mas retorna ao Egito logo
após a noite de núpcias...
Otávia não se conforma e solicita ao irmão providências no sentido de
aniquilar a influência de Kleópatra sobre Antônio.
Otávio Cesar ameaça lançar-se sobre o Egito e Alexandria se Antônio não retornar a Roma
Kleópatra pede a Antônio que aceite o pedido de Otávio Cesar
Mas Antônio está decidido a permanecer no Egito e combatê-lo

VIGÉSIMA SÉTIMA MOVIMENTAÇÃO CÊNICA
DÉCIMO EPISÓDIO

Nos aposentos da rainha Antônio veste com dificuldade sozinho a armadura. Kleópatra entra ofegante.

Marco Antônio
Onde estava?
Kleópatra
Treinando Ptolomeu Alexias e Zékyro no lançamento de setas.
Marco Antônio
Você só tem olhos agora para seu filho adotivo e para esse seu enteado negrinho.
Kleopatra
Com ciúmes dos meus rapazes, Antônio?
Marco Antônio
Eles já não são tão crianças assim. Já podem fazer filhos...
Kleopatra
O que está insinuando?
Marco Antônio
Você me entendeu.
Kleopatra
Eles estão sendo iniciados como sagitários e na gineta de equus ferus para manobrarem o Segundo Sol...
Marco Antônio
Esse ofício não caberia ao seu primogênito com Cesar?
Kleopatra
Caberia se Kyro através de equus ferus não tivesse eleito Alexias seu próximo ginete.
Marco Antônio
Um cavalo decide o que a Rainha do Egito deve fazer?
Kleopatra
Sou uma serva de Kyro. Ele “fala” pelo seu cavalo...
Marco Antônio
(Irônico) Não me faça rir...
Kleopatra
Os deuses não recomendo que insista no combate a Otávio Cesar
Marco Antônio
Crendices...
Kleopatra
Não subestime o poder dos deuses e sua dignidade!
Marco Antônio
Marte está a meu lado!
Kleopatra
A minha álgebra prevê uma grande tormenta se aproximando e se nem mesmo a matemática é suficiente para demovê-lo da insistência de seguir de navio para Roma o que mais posso fazer...
Marco Antônio
Dar-me retaguarda com seus navios.
Kleopatra
Não sacrificarei as naus e os guerreiros egípcios por um capricho seu.
Marco Antônio
Não ousará romper a nossa aliança...
Kleopatra
Não posso desafiar o poder da Natureza indomada... Só consigo prever o que ela prepara em segredo para os mortais. Por favor, Antônio, não vá. Cesar apenas se lançará ao mar após cessada a tormenta. Seu navio será batido pelas ondas gigantescas e lançado aos penhascos... Isso é definitivo se insistir em desafiar as intempéries: você será tragado por Netuno. Poupe-me de velar seu cadáver.
Marco Antônio
Os deuses traçam nossos destinos mas nós temos o livre arbítrio para definir seus contornos... Não foi isso que Kyro ensinou a Hércules?
Kleopatra
(Ajudando-o na amarração da armadura) Advertiu-o também que o orgulho desmedido resulta sempre exemplarmente punidos. Por favor, fique ao meu lado, vivo!
Marco Antônio
Não posso. Por você, por mim e sobretudo pelos tesouros do Egito!
Kleopatra
Os tesouros do Egito não me pertencem; nem a você. Foram consagrado aos deuses...
Marco Antônio
Passará às mãos de Cesar se eu não enfrentá-lo na batalha naval!

Escuro lento.

VIGÉSIMA OITAVA MOVIMENTAÇÃO CÊNICA
ESTÁSIMO DÉCIMO

Coro de beduínos
Kleópatra prevê a derrota de Antônio e tenta convencê-lo á rendição
Um tornado se levanta no deserto e avança em direção a Alexandria
Kleópatra segue a embarcação de Antônio até alto mar mas ordena o retorno da sua esquadra ao Nilo abandonando Marco Antônio sem qualquer retaguarda náutica.
Antônio resoluto desafia as intempéries e a fúria de Kyro e lança-se sem chances de vitória contra as naus de Cesar ancoradas na costa da Sicília.
Kleópatra desembarca em Alexandria e aguarda a chegada do corpo de Marco Antônio.
A última lâmina de argila do acervo da biblioteca de Alexandria é talhada por Kyrônio...

Escuro rápido.

VIGÉSIMA NONA MOVIMENTAÇÃO CÊNICA
DÉCIMO PRIMEIRO EPISÓDIO

Nos aposentos da rainha o corpo de Marco Antônio é velado por Kleópatra e Kyrônio paramentados ambos com a máscara de Horus para os ritos fúnebres.

Kleópatra
Hannah, você está vestida com o meu melhor sári e paramentada como a deusa Isis... Deite-se no esquife paralelo ao de Antônio.
Hannah
Chegou a hora de morrer em seu lugar?
Kleópatra
O meu segredo que você guardará para a eternidade...
Hannah
Que Kyro dê-me forças?!
Kleópatra
Os planos de Cesar de me exibir como um troféu pelas ruas de Roma acaba aqui... (Para Hannah) Não vai doer... (Para Radhija) Radhija, a serpente!

Radhija traz um cesto de vime.

Kleópatra
(Para Hannah) O veneno age como um sonífero. Você vai dormir para acordar na eternidade... (Para Radhija) Dê-lhe o cesto com a víbora, Radhija... (Para Hannah) Pegue a áspide e leve-a ao seio, amamente-a suavemente...

Hannah obedece-lhe sem vacilar.

Hannah
Ela mordeu-me o mamilo... Sinto sono...

Hannah morre. Kleópatra cobre-lhe o rosto com sua máscara mortuária de ouro na qual usa o cavanhaque de ônix.

Kleópatra
Está feito. (Para Kyrônio) Kyrônio, todas as pedras com os escritos de Alexandria já estão na tumba?
Kyrônio
Todas.
Kleópatra
(Para Radhija retirando a máscara de Horus) Radhija, ajude-me a vestir a burca. (Para Kyrônio) Podemos partir agora no anonimato em segurança. É o fim do Faraó Ptolomeu Sóter III Kleópatra, mas não o meu. Cumpri minha determinação trágica porém a minha vontade autoriza-me a seguir despida da máscara da divindade e dos privilégios da realeza. Expiarei resignadamente meu orgulho e os crimes cometidos sob o amparo de Kyro. Devo purgar a sabedoria que adquiri de toda arrogância e excessos cometidos pelo meu livre arbítrio... A chave do destino me autoriza a agir assim.
Kyrônio
Que Kyro soterre nossos feitos com a poeira do tempo! (Retira a máscara de Horus) Vamos.
Kleópatra
(Para Radhija) Radhija, acenda os incensos para perfumar o ambiente...
Radhija
Não serão embalsamados?
Kleópatra
Seriam incinerados embalsamados ou não. É o costume dos bárbaros (Para Kyrônio) Meus enteados e equus ferus já estão à nossa espera?
Kyrônio
Sim, Majestade.
Kleopatra
Então vamos. Rápido. Os romanos estão chegando. Do mesmo modo que devastarão Alexandria, Kyro os aniquilará com fúria. Pela sombra deixaremos a cidade a tempo de não sermos alcançados pelas intempéries anunciadas pelo oráculo. (Empunhando a chave do destino em direção aos céus) Cumpra-se a vontade de Kyro - e meu livre arbítrio também.

Uma nuvem de fumaça invade o ambiente. A cena é iluminada tenuamente pela luminosidade bruxuleante de tochas ao lado dos esquifes de Kelópatra e Antônio. Escuro lento.


TRIGÉSIMA MOVIMENTAÇÃO CÊNICA
ÊXODO CORAL EM KOMMÓS

Coro de beduínos e atores
Cesar adentra Alexandria e depara-se com os corpos de Kleópatra e Antônio nos aposentos reais.
Seu plano de conduzir Kleópatra em cativeiro até Roma é frustrado pelo suicídio da Rainha
Cesar ordena incinerarem os corpos dos amantes
O fogo alastra-se por todo o palácio e devasta Alexandria com labaredas atiçadas furiosamente pelos ventos que vêm do deserto
Os guerreiros de Cesar saqueiam em vão os tesouros do palácio em algazarra...
Alexandria arde em chamas...
Um tornado furioso atravessa a cidade soterrando-a
A população tenta fugir desesperadamente sem êxito.

[Ouve-se intenso ruído aterrorizante de ventaval atravessar a narrativa coral. Calmaria. Mudança de luz]

Quem são os peregrinos vestidos de negro que vagam a esmo sem rumo pelo deserto guiados por um cavalo?
Dizem ser fantasmas dos que sucumbiram no incêndio de Alexandria...
Tudo perderam para salvarem suas almas.
Espíritos errantes guiados pelo espectro de um cavalo sem arreios.
Um ancião feiticeiro acompanhado de duas asseclas e dois jovens rebentos é o que vemos.
Dizem terem sido fervorosos servidores de Kyro!
Seguem a pé o espectro do cavalo negro que os guia, errático, pelo deserto...
Contam que rumam em direção à tumba secreta da Rainha do Egito.
Onde Kyro teria soterrado a sabedoria de Faraó e do mundo civilizado...
Nela Kleópatra escondeu o carro de ouro usado como dossel pelo Egito Ptolomeu
Na tumba secreta de Ptolomeu Soter Terceiro Kleópatra caçadores de tesouro buscam encontrar o segundo sol, o carro de ouro de Faraó e a biblioteca de Alexandria inscrita em pedras preciosas.
A miragem que nos assombra lembra a força indomável de Kyro - que movimenta todos os tornados e intempéries naturais.
Uma advertência aos que ambicionam encontrar seu dossel de ouro sagrado: o segundo sol
Aos que almejam a posse do conhecimento reservado aos iniciados.
Kyro Alfa Centauri soterrador dos feitos humanos...
Kyro Sagitário Equus Ferus...
Ptolomeu Sóter III Kleópatra...
Reverbera insistente o enigma da Esfinge monstruosa!




Ouve-se o galopar furioso de manada de cavalos indomados. Escuro lento. A imagem estática de Kleópatra vestindo o cavanhaque de ônix na tampa de um sarcófago ergue-se do chão no centro alto do palco. A Rainha nele é representada usando a tiara com a serpente símbolo do conhecimento e tem os braços cruzados sobre o peito empunhando as ferramentas de Osiris. Sonoridade majestosa sinfônica. Escuro total.

Nenhum comentário:

Postar um comentário