segunda-feira, 15 de agosto de 2011

ESCOMBROS DO MUNDO LIVRE ( II )


Primeira movimentação de personagens
PÁTIO

Entrada de alunos, professores e funcionários. Mila e Pão-de-ló caminham lado a lado.



Pão-de-ló
(Para Mila) Você recebeu?
Mila
O quê?
Pão-de-ló
O telegrama que te mandei ontem à noite…
Mila
Você é “podre”, garoto!
Pão-de-ló
Qual é, Mila?! (Olhando para a genitália de Mila) Cê sabe que eu me ligo na sua…
Mila
Desconfia Pão-de-ló?! Eu só curto menino que já faz barba .
Pão-de-ló
(Alisando a face com uma das mãos) No rosto ainda não nasceu cabelo, (Descendo a mão e colocando-a por dentro do cós da calça, próximo à braguilha) mas aqui em baixo tem a maior selva: a bichinha já tem bigode, cavanhaque e cabeleira!
Mila
(Dando uma cadernada na genitália de Pão-de-ló) Vai procurar sua turma, telegrafista de baheiro!
Pão-de-ló
(Gemendo) Ahnnnn…

Entram Japinha e Chouriça.

Japinha
(Dando um beijo em Mila) Nem tocou o sinal do lanche e cê já tá fazendo omelete, gata?!
Mila
(Retribuindo-lhe o beijo na face) Ôi.
Chouriça
(Depois de cumprimentar Pão-de-ló com sucessivos toques-senha de mão) Tem jeito não, Lozinho, teu destino é mesmo apanhar das muié!
Pão-de-ló
Faz parte…
Japinha
(Cumprimentando Pão-de-ló com os mesmos toques-senha de mão) A Mila é cilada, mano!
Chouriça
(Após cumprimentar Mila com um beijo) Possa crer! A gata é “cabulosa”, meu irmão.
Mila
(Dirigindo-se eufórica à Telma Bombinha que acaba de chegar) Bomba, eu tô doida pra saber no que é que deu aquilo lá… (Afastando-se com Telma Bombinha)
Pão-de-ló
Trouxe?
Japinha
Tá na mão…
Pão-de-ló
Deixa eu ver?!

Japinha mostra algo a Pão-de-ló no interior do bolso de sua ampla parca. Chouriça lhe dá cobertura. Entra Titia.

Chouriça
(Discretamente) Sujou!
Titia
(Sem deter a marcha) O time de vocês tá definido? Eu preciso da escalação completa para organizar a tabela do campeonato. Inclusive dos que vão ficar no banco.
Japinha
Só “falta” dois confirmar.
Pão-de-ló
Professor, o prêmio, é certeza mesmo?
Titia
Claro! O campeão do noturno leva troféu, medalha e cem reais.
Chouriça
Dois papelotes, uma caixa de loira e vinte barra de chocolate?! Hu-hu! A galera vai fazer a festa!
Titia
(Interrompendo a marcha) É sério?! Cês vão cheirar, beber e fumar todo o prêmio se ganharem o torneio?!
Japinha
Chouriça tá “apavorando”, Titia!
Pão-de-ló
É treita, professor! (Titia retoma a marcha meneando a cabeça. Para Chouriça, baixo) Se liga mané!
Titia
(Para Pão-de-ló, afastando-se) Vê se me passa a relação dos jogadores ainda hoje! Vou estar na quadra até o último horário… (Olhando para Chouriça) Droga nada a ver!
Pão-de-ló
(Dando um chute em Chouriça) Vacilão!
Japinha
Tá a fim de “entregar” a galera?!
Chouriça
Aí: escapou.
Pão-de-ló
Titia é caretão, mané!
Chouriça
Qual é?! O cara tá ligado que a gente é “nóia”. Quer saber?! Tem mais é que “apavorar”, meu compadre!
Japinha
É, eles sabem, mas fazem-de-conta que não sabem.
Pão-de-ló
E a gente faz-de-conta que não sabe que eles sabem, tá ligado?!
Japinha
É a lei.
Chouriça
Porra de lei fodida! 
Japinha
Qual é, Chôra?! Nem todos mano assume dar uns teco e “baforar”.
Chouriça
Eu assumo! E aí? (Falando para onde Titia saiu) Cês vão ter que me engolir!
Pão-de-ló
Senti firmeza no “zagalo”!
Japinha
É… O boy né fraco não.
Chouriça
(Ainda na direção por onde Titia se retirou) Vão se foder, rebanho de “carái” educativo!
Pão-de-ló
(Sorrindo) “Úia”: “Carái educativo”?!
Chouriça
Essas porra tudo errado e pobre, mas metido a merda…

Japinha, Chouriça e Pão-de-ló dão risada.

Pão-de-ló
O cara tá injuriado!
Chouriça
Tô mesmo. “Crocodilage”! Eles são tudo falso: (Ridicularizando a fala dos professores) “Cês têm que ter estudo pra ser alguém na vida”!
Japinha
Só sei que o brinquedinho que eu tenho aqui, esse sim, pode levar o mano a ser alguém na vida, a ter moral - e exigir respeito. Tá ligado?!
Pão-de-ló
Quanto o Cão tá pedindo?
Japinha
Duzentos.
Pão-de-ló
Raspadinha?
Japinha
(Responde afirmativamente com a cabeça) Te entrega com o tambor cheio.
Chouriça
Vai ?!
Pão-de-ló
Guarda ela pra mim. Preciso de tempo, pra “gerar” o “din-din”.
Japinha
Só garanto até amanhã...
Pão-de-ló
Me viro. Amanhã eu pego… “Na moral”.
Chouriça
Güenta o “ferro” logo, “carái”: “pindura”!
Japinha
É, Lozinho.
Pão-de-ló
Pô, sério: prefiro gerar a grana antes.
Chouriça
Maquinado, fica mais fácil descolar um troco. Tá ligado?!
Japinha
Só!
Pão-de-ló
De repente...
Chouriça
Possa crer maluco!
Japinha
Com um pouco da primeira aula, a gente “se encontramo” no banheiro. Aí, boto a “mina” na tua mão.
Pão-de-ló
Valeu.
Japinha
(De saída) ’Bora, Chouriça!
Chouriça
(Para Pão-de-ló) Aí: Fui!

Japinha e Chouriça saem juntos. Pão-de-ló retira-se em outra direção.

Mila
Deixa eu ver o resultado?!
Bombinha
(Mostrando o exame para Mila) Deu positivo: dois meses.
Mila
Ele já sabe?
Bombinha
Não! Ficou louca? Se “saber”, me faz tomar comprimido - pra “regra” descer!
Mila
E você vai querer mesmo esse filho?
Bombinha
Se peguei barriga, Mila, é porque tava escrito que era pra eu ter a criança, né?
Mila
Você quer ou não quer?
Bombinha
Ah… Sei não, Mila. Às vez quero, outras vez não. Sei lá...
Mila
Será que vai ser menino, ou menina?
Bombinha
Só dá pra saber lá pro sexto mês e, assim mesmo, se o nenê mostrar o pinto ou a “xana” pra telvisão.
Mila
Quero ter menina. Já sei até o nome que vou dar: Cássia – em homenagem à Cassia Eller.
Bombinha
É capaz da menina nascer “bolacha”… Com esse nome?!
Mila
Já pensou? Uma filhota “cremecraker”?!
Bombinha
Acho que sei porque tu quer ter filha “sapata”: é pra ela não disputar os “hôme” com você. É ou não é?

Risos.

Mila
Por isso também… Eu adoro uma “sapa”. Cê sabe!
Bombinha
Eu não sei de nada. Me deixa fora dessa!
Mila
Ah… a “bolachada” tem as manhas de tocar na gente! Sabem fazer uma boa “espuma”...
Bombinha
É, mas num tem aquele “dedão sem unha” dos “hôme”!

Mila gargalha.

Mila
Dedo sem unha, é dez! (Ri)
Bombinha
É tudo de bom!
Mila
Mas os meninos só querem saber de meter, meter, gozar e pronto!
Bombinha
É porque tu sente mais prazer por fora do que por dentro, Mila. Já eu, não. Eu gosto mais de sentir (Fala um pouco mais baixo, olhando para os lados) o saco “bucetal” cheio das carne de um pinto bem gordo! (Mila sorri. Bomba retoma o volume inicial da voz) Ave Maria!
É bom demais! (Mila sorri) Eu gosto tanto, tanto, que olha ai o resultado: “cabei” “panhando” barriga.
Mila
(Sorrindo) Barriga cê sempre teve, Telma. Não é atoa que te chamam de Bombinha!
Bombinha
Ô?! Pra güentar uma boa “martelada”, a gente tem que tá bem alimentada! (Mila gargalha) “Não é brinquedo, não”!
Mila
(Refazendo-se do surto de riso) Não sei como você suporta “comer” aquilo tudo? Chouriça é desmarcado demais!
Bombinha
E você conhece o pinto dele por acaso?
Mila
E precisa?! Basta olhar com atenção pro pacote que aquela criatura carrega sob a calça. (Bombinha sorri) E as mãos dele?! E o pé?! Não, amiga, tô fora: é muita areia pra minha “saveiro”!
Bombinha
Quem ouve cê falando, pensa até que tu é apertada!
Mila
Mas eu sou. Não sou donzela, mas tenho as carnes duras. Agora, você, Bombinha... Você já não tem mais uma buceta, você tem um “sacolão”!

Bombinha gargalha.

(Refazendo-se do gargalhar) Ôi! Ôi… Pior que é “mermo”! (Volta a gargalhar) Assumo o “sacolão” n’a boa… (Mudando o tom) Mas, Mila, quem diz que aquela criatura tem só quinze anos?! Num tem esse... 
Mila
É… Idade não é “documento” mêeesmo!
Bombinha
E ainda dizem que o tamanho da “coisa” não importa?! (Pausa) Nem sei como é que eu “güento”… Mila de Deus, aquilo ali é um jumento!
Mila
E tu, a jega!

Bombinha e Mila gargalham.

Bombinha
Ôi! Só “rino” mesmo… Mas o moleque sabe surrar uma “xana”, viu! E olhe que, de pinto, eu entendo. (Mila sorri) Já conheci de tudo quanto é tamanho e jeito: “bico-de-bule”, “carmem miranda”, “língua-de-sogra”…. (Mila sorri) Ô?! Pois se “desne” os treze ano qu’eu dou. Fiquei mulé muito nova, Mila!
Mila
(Rindo) “Bico-de-bule”?!
Bombinha
É… Aqueles que não mostram a cabeça de jeito nenhum - por causa da “firmose”.

Mila gargalha.

Mila
Ah, Bomba, você é uma figura. Quer dizer que é por causa da “firmose”? (Sorri)
Bombinha
Os Carmem Miranda cê sabe como é, né?!
Mila
(Ainda sorrindo) Eu não - o único pinto que eu conheci até hoje foi o do Antônio!
Bombinha
Carmem Miranda é aqueles que “fica” “mostrano” a cabeça.

Mila gargalha.

Mila
(Ainda sorrindo) Criatura, quem foi que lhe ensinou essas coisas?
Bombinha
Os viado lá da rua.
Mila
(Sorrindo) Só falta você dizer como é os “língua-de-sogra”?
Bombinha
Aqueles bem pequenininho, enrugado, que só crescem na hora do tre-lê-lê! Que parecem uma sanfona...

Mila gargalha.   

Mila
Ái, ái… Fiquei até com dor na barriga de tanto rir! Bomba, você é comédia.
Bombinha
Comédia?! De pinto, eu entendo! (Curiosa) Mas fala aí, o do Antônio é de que tipo?
Mila
(Sorrindo) “Língua-de-sogra!” (Recompondo-se) Eu só fiquei com ele porque achei que a “coisa” não crescia muito.
Bombinha
Coitada: era cilada!
Mila
Ô arrependimento! Sofri, viu.
Bombinha
Cê tem que ficar esperta, Mila, porque tem uns caixinha-de-surpresa que vou te contar… cada surpresa bôooaa!

Risos. Silêncio.

Mila
(Séria) Mas Telma, se você está com dois meses, e a criança vai nascer daqui a sete… (Contando nos dedos) Março, abril, maio, junho… Cê vai parir em novembro, Bombinha! 
Bombinha
É mesmo. Num tinha pensado nisso. Vai ser de escorpião o coisinha - que nem eu.
Mila
E se o parto for no dia 14, vai ser teu presente de aniversário!
Bombinha
(Alisando e olhando a barriga) Acho que ele deve “de gostar” muito de sexo, como a mãe.
Mila
Ele?! Você nem sabe se vai, ou não, ser menino...
Bombinha
(Pensativa e séria) Nem sei se vou ter essa criança!
Mila
Sua mãe tá sabendo?
Bombinha
Mais ou menos: tá esperando o resultado do exame.
Mila
E ela, acha o quê?
Bombinha
Sabe o que foi que ela me disse, Mila? A coisa mais linda: disse que onde comiam dois comem três. Que se eu quisesse ter a criança sozinha ela ia me dar a maior força. Porque, o que é que eu vou esperar do pai – um desocupado, sem estudo, envolvido com droga?
Mila
Ô, Bomba, você não se “cuidou” não?
Bombinha
Acidente, Mila: a camisinha estorou. Também, uma tromba daquela me “dano” pessão o tempo todo! Quando eu percebi, foi na hora que ele derramou, porque senti aquela coisa quente tomando conta de tudo!

Toca o sinal de início da primeira aula.

Mila
Odeio esse sinal: parece carro de polícia!
Bombinha
(Dirigindo-se para a sala de aula) Num fala nada disso pra ninguém, tá?
Mila
(Acompanhando-a) Imagina?!

Mila e Bombinha dirigem-se às suas salas de aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário