domingo, 7 de agosto de 2011

CHAPEUZINHO VERMELHO E O LOBO (IV)

Entra vó de Chapeuzinho ao som de hit Pista Sertanheja malhando e trazendo para o palco variados objetos de cena entre os quais um cabide sob rodas repleto de colares, óculos coloridos, perucas, estolas e alguns kimonos de dormir. Usa um traje de malhação.


Vó de Chapeuzinho
Eu sou uma coroa muito jovem! Eu malho. Aproveito quando estou arrumando a casa... Foi minha gatinha que fez toda essa bagunça. Aí, minhas perucas! Gata vadia! Ordinária! Vou lhe deixar sem ração o dia todo. Sua ousada! Radija, Radija! (Procura a gata entre as pernas das crianças da plateia) Onde se meteu essa felina?

Em meio à busca pela gata. O Lobo Guará Mau entra em cena.

Lobo Guará Mau
(Pedindo sinal de silêncio com o dedo indicador sobre os lábios) Bom, galera de  lobinhos e lobinhas do mau,  é  hora  de  zuar  a  “veia”!  (Esconde-se entre as crianças da platéia. Bate palmas)  Vó! (Tosse  exageradamente, batendo palmas)  Vim   trazer   doce   de batata  doce  para  a  senhora...
Vó de Chapeuzinho Vermelho
Doce de  batata  doce?!  Humm... Eu  adoro  doce  de batata  doce!  Quem é que traz doce de batata doce pra mim? Diga logo quem é.

O  Lobo  Mau  volta  a  bater na palma da mão.

Vó de Chapeuzinho Vermelho
Se  não  disser  quem  é,  não  abro  a  porta!
Lobo Guará Mau
(Imitando  voz  de  Chapeuzinho  Vermelho) Sou  eu vovó, sua netinha...
Vó de Chapeuzinho Vermelho
E por acaso a minha netinha tem um nome?
Lobo Guará Mau
Chapeuzinho,  sua  neta, voinha: Chapeuzinho  Vermelho.
Vovó de Chapeuzinho Vermelho
Mas  sua  voz  está  tão  diferente...
Lobo Guará Mau
É  que  eu  tava  de  dengue...
Vó de Chapeuzinho Vermelho
E  onde    se  viu  dengue  deixar  alguém  com voz  diferente?
Lobo Guará Mau
É  uma  dengue  nova,  vó... Meio  dengue  e  meio  febre amarela... Meio gripe suína... Meio cachumba e meio asma (Tosse exageradamente)
Vó de Chapeuzinho Vermelho
(Desconfiada) Novo  tipo  de  dengue?! (Perscrutadora)  Mas,  diga ai minha  netinha, como é o nome  da sua  vovó?
Lobo Guará Mau
Lourdes...
Vó de Chapeuzinho Vermelho
(Abrindo a porta) Entre Chape... Áhi! (Assustando-se  com  o  Lobo  Guará Mau)  Meu  São  Jorge guerreiro, valei-me em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo!  É  o Lobo  Guará Mau!  (Pondo-se  em  fuga  do lobo)  Socorro!  Socorro! O Lobo Guará Mau  tá aqui! (Tenta  se  defender  usando  o  cabo de  uma  vassoura com o  qual  bate  na  cabeça  do  Lobo)  Tome! Tome! E  tome!  Seu moleque saliente!
Lobo Guará Mau
(Colocando a mão na cabeça)  Aúúúú...
Vó de Chapeuzinho Vermelho
Onde    se  viu  assustar  uma  senhora indefesa?
Lobo Guará Mau
Ái... Acho  que essa vassourada  fez  um  galo  na  minha  cabeça...  (Para a vó de Chapeuzinho) Precisava  vassourar  a  minha  cabeça  com  tanta  violência  Dna.  Lourdes?!
Vó de Chapeuzinho Vermelho
  pra  fora...   Não   quero  saber de marginal aqui dentro!  Passa!  Anda!  Xô, xô, xô pedófilo!

Lobo Guará Mau
A senhora por acaso  tem gelol ?
Vovó de Chapeuzinho Vermelho
Não.  Gelol tá muito caro! Mas  se  o  senhor  me  prometer  que vai  logo embora  eu posso  pegar  uma  pedra  de  gelo no congelador para por no seu galo. Promete?
Lobo Guará Mau
(Fingidamente choroso)  Prometo,  voinha...
Vó de Chapeuzinho Vermelho
Que coisa feia: um Lobo Grande desse tamanho choramingando...

A Vó de Chapeuzinho se dirige à geladeira e é seguida  pelo  Lobo Guará Mau. Abre a porta da geladeira e, em seguida, a porta do congelador.

Lobo Guará Mau
Não tá na hora da senhora trocar de geladeira, Dona Lourdes?
Vó de Chapeuzinho Vermelho
  passou da hora! 
Lobo Guará Mau
Sua geladeira tá parecendo frigobar de sacristia: só tem água e biscoito!
Vó de Chapeuzinho Vermelho
O dinheiro  anda  curto...  Ainda mais agora que resolveram cobrar dos aposentados também a contribuição previdenciária... (vasculhando o congelador em busca do gelo) Passei a  minha  vida  inteira  contribuindo  para a  previdência  social para poder me aposentar.  Agora, aposentada,  vou  ter   de  continuar   a contribuir?!  Não é justo...



Lobo Guará Mau
(Empurrando  a   de   Chapeuzinho   Vermelho  para   dentro   da geladeira   e   fechando  a   porta)  Não   é   justo   também   trancar “veia” na geladeira!  (Gargalha  assustadoramente)
Voz em off da Vovó de Chapeuzinho Vermelho
(Voz abafada) Seu  Lobo malvado  e  mal  agradecido...  Me  tira  daqui...   Vou acabar virando  picolé!   (Ouve-se  batidas  por  dentro  da   geladeira de espuma que se move como geleia). Abre  esta  porta... Abre... Atchim!

O  Lobo  Guará Mau  escora   a   porta   da   geladeira   com  as costas.  Os gritos da vovó terminam. O Lobo  afasta-se  enfim da  porta da geladeira.

Lobo Guará Mau
(Para a plateia) Acho  que  a veia virou  picolé!   (Para a geladeira)  Vou deixar  para  lhe  chupar depois  de comer sua netinha via rabujenta! É  que  eu  prefiro  carne  nova -  embora vc seja uma vovó até bem ajeitada!  Depois pego você e...  Nhau!  Mas  antes, quero degustar  sua netinha... Bem, agora  preciso  me apressar... Preciso   usar um  vestido da coroa... Acho  que  este  aqui...  Ou  este?  (Para a plateia)  Este? Ou este? (Veste  o  vestido  menos  votado  pelo  público) Pois vou usar esse daqui. (Cantarola em dublagem transformista caricata  hit disco/Gay enquanto se transforma em vovó. Põe soutien, bermuda de malhação da vovó, vestido, peruca, óculos, brincos, colar, estola de plumas e, por fim, passa exageradamente batom. Esculacha na performance transformista). Agora  é    eu  ligar a TV, me  deitar aqui,  cobrir  as  pernas  e aguardar o meu petisco...  Ah, (Levantando-se rapidamente) e  apagar a luz!

Chapeuzinho  Vermelho chega  à   casa  da  vovó ao som de sua música trazendo a caixa de isopor com os vasilhames de doce.

Chapeuzinho Vermelho
(Batendo palmas) Vó!  Voinha?!
Lobo Guará Mau
(Imitando a  voz da avó de Chapeuzinho)  Entre  querida,  a   porta  está aberta...

Chapeuzinho  entra  na  casa  da  vovó.  Põe a  cesta  de doces sobre algum dispositivo cênico.

Chapeuzinho Vermelho
Vó?! Onde cê tá?
Lobo Guará Mau
No quarto, vendo TV.
Chapeuzinho Vermelho
Está tudo bem? Sua voz tá diferente...
Lobo Guará Mau
É que eu peguei uma gripe, Chapeuzinho... Atchim!
Chapeuzinho Vermelho
Posso lhe ver sua temperatura?
Lobo Guará Mau
Claro.
Chapeuzinho Vermelho
Mamãe mandou  doce  de  batata  doce  para  a  senhora... Coloquei o isopor com  os  potes na cozinha... Está escuro aqui: vou acender a luz...
Lobo Guará Mau
Não! Não! Estou com uma dor de cabeça... Uma exaqueca enorme!
Chapeuzinho Vermelho
(Aproximando-se da vovó e tocando as orelhas do Lobo Guará Mau) Nossa vovó, suas orelhas estão saíndo da peruca!
Lobo Guará Mau
É para lhe ouvir melhor, queridinha...
Chapeuzinho Vermelho
 (Passando  a  mão  pela  testa do Lobo)  Seus  olhos, também: parecem enormes com estes óculos! A senhora ta parecendo uma dragqueen!
Lobo Guará Mau
É para  lhe  ver  melhor, minha netinha...
Chapeuzinho Vermelho
(Sentando no sofá e tocando o nariz do Lobo Mau) Seu  nariz... Ele cresceu... Está duro... e quente?!
Lobo Guará Mau
Ora, ora, ora... é para lhe cheirar melhor...
Chapeuzinho Vermelho
Sua  boca  também  está  diferente...  Para  que  esta  boca  tão  grande, vó? A senhora botou botox, foi?
Lobo Guará Mau
(Preparando o bote com voz de lobo) Você quer mesmo saber?
Chapeuzinho Vermelho
(Levantando-se com receio do Lobo Mau) Sim...
Lobo Guará Mau
(Assustadoramente, pondo-se em pé de um salto sobre ela) É pra te comer, tolinha...

Chapeuzinho subitamente acende a luz.

Chapeuzinho Vermelho
Socorro! Socorro! Pedófilo! O Lobo Guará Mau tá querendo me atacar!
Lobo Guará Mau
(Colocando as mãos sobre os olhos e deixando livre a porta) Apague essa luz: Eu tenho fotofobia!

Chapeuzinho escapa escondendo-se entre a plateia; saca o celular e liga para a polícia.

Chapeuzinho Vermelho
Socorro, polícia! Aquele pedófilo Lobo Guará Mau tá querendo me atacar...
Lobo Guará Mau
Onde você está?! (Procurando-a por toda parte) Volte aqui!
Chapeuzinho Vermelho
É uma casa branca... no final de linha do Garcia... tem o número oito bem grande na porta!

           Chapeuzinho  Vermelho  lança o  celular na cabeça do Lobo  e  procura escapar dele em  um prazeroso jogo de pegador sem pique  entre  a  plateia. Gritos e histeria coletiva. Retorna  ao  palco.  É seguida  pelo  Lobo Guará Mau que  tropeça  de  vez  em  quando  no  kimono longo da vovó  que está  usando. O Lobo finalmente a encurrala. Música de suspense.

Lobo Guará Mau
Agora  você  não  me  escapa!  (Tirando  o  vestido  da  vovó  e gargalhando ameaçador) Já está no papo!
Chapeuzinho Vermelho
Por favor, seu Lobo Guará Mau, não me coma: eu sou adolescente, criança.
Lobo Guará Mau
Mas  eu  gosto  de  comer  criancinha... São tão gostosinhas estas espinhas de adolescente... Nham, nham, nham...

                         
        Interrupção da ação dramática e exibição de reportagens sobre crianças vítimas de Pedófilos assassinos. Estatísticas e dados atualizados sobre o problema. Retorno à ação dramática. Versão instrumental da Música do filme Comando de Elite. Entra um policial armado deslocando-se em posição de ataque por entre a plateia. Um outro policial do sexo feminino lhe dá cobertura.

Policial
Parado!  Não se mexa!  Põe as mãos na cabeça e deita no chão!  (O policial algema o Lobo Guará Mau e verifica se ele tem alguma arma) No chão! Bota a mão pra trás! Pra trás!
Chapeuzinho Vermelho
(P/ o Policial) Obrigada, “Capitão Nascimento” (nome da personagem de Tropa de Elite). (P/ policial feminina) Muito obrigada “Maroca” (nome da ex-bigbrother policial).

Ouve-se um espirro vindo de dentro da geladeira.

Policial
(Excitado, em alerta para a Pefem) Escutou?
Chapeuzinho Vermelho
Parece que veio da geladeira...


Policial dirige-se a geladeira, abre a porta e a vovó de Chapeuzinho Vermelho desaba congelada, espirrando. Ele a mantem sob a mira da arma.

Chapeuzinho Vermelho
Vó! (corre e abraça a vovó) Voinha!
Vó de Chapeuzinho Vermelho
(Voltando a se mexer) Atchim! Minha neta...

O policial dá uma busca rápida na casa e volta com uma manta para aquecer a vovó.

Policial
(Entregando-lha a manta) É melhor se aquecer até ser medicada. (Para o Lobo Guará Mau) Levanta e vamos logo para o fundo da viatura! Vou pedir uma ambulância para levá-las até o hospital – pro exame de corpo delito. Depois espero vocês na delegacia para fazer o BO.
Chapeuzinho Vermelho
Bê Ó?
Policial Femina
(Saindo com o Lobo Mau) Boletim de Ocorrência
Vó de Chapeuzinho Vermelho
(Para o lobo) Seu Lobo Guará Mau abusado! (Para o policial, faceira) Muito agradecida, senhor policial! Atchim! Apareça depois para fazer... um lanchinho básico, entende?! Faço questão absoluta... Meu herói!
Chapeuzinho Vermelho
Até loguinho, seu policial
Vó de Chapeuzinho Vermelho
(Para Chapeuzinho Vermelho) Que sorte aparecer esse “bofe de elite” aqui em casa antes que acontecesse uma tragédia!
Chapeuzinho Vermelho
(Recolhendo o celular) Sorte foi a senhora ter me dado um celular da ... (merchandising de operadora de telefonia móvel) de presente de aniversário! Foi com ele que eu chamei a polícia! Muito obrigado Vovó!



Chapeuzinho Vermelho e a Vovó acompanham o policial e o Lobo até o fundo da viatura.

Lobo Guará Mau
(Surpreso em re-encontrar Lobinho) Vc por aqui pivete?
Lobinho Guará Mau
A casa caiu, véi!
Chapeuzinho Vermelho
Por que este menino está sendo preso?
Policial Feminina
Este pivete é reincidente: Bandido perigoso. Furtou esta moto.

        Chama atenção para a moto rebocada pela viatura.

Chapeuzinho Vermelho
É a minha moto! (Sobe na moto e dá a partida) Tá funcionando!

Cantam todos a música hit Lobo Mau do Baque. O elenco faz a festa com a plateia. Chapeuzinho acelera a moto fazendo barulho no ritmo da música.

Ricardo Ottoni Versão atualizada (2011) de livre adaptação do clássico conto de fadas Chapeuzinho Vermelho - registrado na SBAT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário