quinta-feira, 14 de abril de 2011

TEATROEDUcommuniCAÇÃO (1) - NÓDULO ALPHA


Nódulo ALPHA
TeatroEduComunicação
Prof. Dr. Ricardo Ottoni Vaz Japiassu


PROPOSTA ALPHA PARA ATIVIDADE RIZOMÁTICA MULTILÉXICA (RE)CRIADORA DE GRUPOS EM/NA REDE


CÁPSULA VERBAL PARA ALIMENTAÇÃO DA PROPOSTA

Há uma matriz de percepções, de apreciações e de ações que (...) [se] chama habitus. São nossos esquemas referenciais, que quando inadequados ou empobrecidos não nos permitem perceber certos fenômenos. Isto é um sério problema quando abordamos a arte e seu ensino. De forma geral nossa cultura não valoriza a linguagem da arte como forma de expressão e como área de conhecimento, ainda vive cercada pelos mitos do bom desenho, da cópia fiel da realidade, cercada de uma auréola de elitização do universo artístico. Se não transformamos nossos esquemas referenciais não podemos perceber aspectos que estariam encobertos pelos nossos próprios filtros. Alguns conceitos são tão fortemente construídos em nossa infância que passam a determinar perspectivas que só poderão ser reavaliadas se ocorrerem outras oportunidades para que sejam ressignificadas. Há de se romper com habitus cristalizados, há de se transformá-los. É preciso percebê-los para poder olhar através de outra perspectiva, mais ampla, mais aberta, mais profunda.

Mirian Celeste Martins (2006) “Expedições instigantes”.  In: Mediação: Provocações estéticas. São Paulo: CNPq/UNESP, Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes Mestrado do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista, Ano 1, Vol. 1, Nº 1, Novembro, p. 11-21, p.22/23.



PROVOCAÇÃO INAUGURAL

Tentem materializar em imagens e/ou sons e/ou movimentos corporais e/ou gestos, sem planificação/negociação prévia (espontaneamente), significados e sentidos no emprego da palavra RIZOMA.

TRILHAS

(ELO 1) Procurem apresentar as criações desencadeadas pela  provocação inaugural deste nódulo nos encontros não presenciais e/ou presenciais dos grupos;

(SUBELO 2) A partir dos objetos de aprendizado (processo-produto) apresentados pelos grupos busquem desenvolver uma seleção e combinação negociada (planificada) deles como bricolagem

(SUBELO 3) Observem os resultados obtidos a partir do uso de ferramentas telemáticas de pesquisa na Rede (Google, Cadê? Etc) inscrevendo esta palavra nas suas respectivas “caixas” de busca;

(ELO 4) Colaborem e disponibilizem aos grupos o desenho da palavra provocadora em que se destacam suas sílabas:


RI ZO MA


(SUBELO 5) Em seguida à observação, elaborem um quadro desdobrado de cada uma das sílabas, urtilizando todas as vogais. Por exemplo, RA – RE – RI – RO – RU e assim por diante.

(SUBELO 6) Procurem experimentar o desdobramento da palavra em novas formações que possam constituir outras palavras e/ou frases.

(SUBELO 7) A partir de seleção negociada de palavras ou frases emergentes providenciem uma atuação cênica lúdica não planificada/improvisada a ser performada em encontro presencial dos grupos cuidando do seu registro em áudio e/ou vídeo.

(SUBELO 8) Consulta à propostas para jogos teatrais de diferentes fontes ou colaboração de proposta original.



(ELO 9) Tentem colaborar uma bricolagem de registros das vivências oportunizadas pelo nódulo recorrendo à diferentes linguagens e disponibilizá-la em/na Rede.

(ELO 10) Discussão da noção de nutrição estética apresentada no texto BÚSSOLA do nódulo em/nos grupos.

BÚSSOLA DA PROPOSTA

Tentem localizar, examinar e discutir o texto Curadoria Educativa: uma pesquisa que se aprofunda de Mirian Celeste Martins e outros, compartilhando suas opiniões sobre o texto em encontros não presenciais ou presenciais junto aos grupos quando, e se, houver interesse ou necessidade.

MARTINS, Miriam Celeste & Outros (2006) “Curadoria Educativa: uma pesquisa que se aprofunda” In: Mediação: Provocações estéticas. São Paulo: CNPq/UNESP, Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes Mestrado do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista, Ano 1, Vol. 1, Nº 1, Novembro, p. 22-39.





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