segunda-feira, 4 de abril de 2011

PALAVRAS DO CRUCIFICADO (6 )

(4) QUARTA MOVIMENTAÇÃO DE PERSONAGENS
A parábola do Semeador

Jesus está em pé olhando o mar em silêncio; Os seguidores de Jesus aproximam-se dele pouco a pouco.

Jesus
(Dirigindo o olhar aos seguidores) Vocês julgam segundo a carne; eu a ninguém julgo. (Pausa) Se eu julgo, o meu juízo é verdadeiro, porque não sou eu só quem julga, mas eu e Aquêle que me enviou.
Primeiro Fariseu
Onde está Aquêle que lhe enviou?
Segundo Fariseu
Onde está o seu Pai?
Jesus
Vocês não conhecem a mim nem a meu Pai?

Os seguidores se entreolham.

Jesus
Se vocês me conhecem, conhecem o meu Pai.
Primeiro Fariseu
Explica-nos isso melhor, Mestre.
Jesus
(Levantando-se) Vocês são deste mundo. Eu deste mundo não sou.
Segundo Fariseu
Afinal quem é você?
Jesus
Quem é que desde sempre tenho dito que sou? Nada faço por mim mesmo, falo como o Pai me ensinou.
Primeiro seguidor
Mestre, fala-nos.

O coro de seguidores pede-lhe que fale e todos sentam-se ao seu redor. Os fariseus assistem a tudo.


Jesus
Uma vez um camponês saiu para semear. E ao semear, parte das sementes caíram à beira do caminho. Mas logo vieram as aves e as comeram. Outra parte caiu em solo rochoso onde a terra era pouca e logo nasceu. Mas como a terra era excassa, rapidamente o sol queimou a plantação - se não era profunda a terra, e não tinha raiz, secou. Outra parte caiu entre espinhos e os espinhos cresceram e sufocaram a plantação. Por fim, outra parte caiu em boa terra e deu frutos. (Pausa) Quem tem ouvidos para ouvir, ouça!

Cântico Segundo e movimentação cênica do coro de seguidores alusiva à semeadura da terra.



(5) QUINTA MOVIMENTAÇÃO DE PERSONAGENS
Zaqueu, o publicano


Correria no palco.


Primeiro Curioso
Ele está vindo!
Segundo Curioso
Corram! Venham ver! É Ele mesmo!
Terceiro Curioso
Jesus está entrando em Jericó!
Zaqueu
É o profeta que dizem ser o Cristo?

Primeira Mulher do povo
Sim. É Ele, o curandeiro pregador errante.
Primeiro Homem do Povo
(Para Zaqueu) O Sr. não é Zaqueu, o chefe dos publicanos?
Segundo Homem do Povo
(Irônico) Vai cobrar-lhe pedágio, senhor fiscal do Império?

Gargalhadas e uivos de deboche no coro.

Terceiro Homem do Povo
Não deixem este anão chegar perto de Jesus! Ele quer lhe cobrar pedágio para poder pregar em Jericó!
Quarto Homem do Povo
(Para Zaqueu) Cai fora publicano nanico!
Quinto Homem do Povo
Chega da cobrança de impostos!
Populares
Fora publicano! Fora!

A multidão se aglomera para ver a passagem de Jesus Cristo. Zaqueu tenta sem êxito, em razão de sua baixa estatura, ver Jesus. Zaqueu dirige-se a um dispositivo cênico pivô de árvore e sobe nele para ver Cristo. Cântico Terceiro com movimentação cênica do Coro.

Zaqueu pequeno
Quase um anão
Desejava ver Jesus
Então subiu numa árvore lá
Onde à rua o Mestre conduz

E o Salvador para ele olhou
Quando ia ali passar e disse:
Zaqueu desce depressa
Porque em sua casa eu vou pousar!


Jesus
Desce daí homem! E vai sem demora para casa porque lá irei logo estar contigo.


Zaqueu obedece prontamente a Jesus e deixa a cena exultando de alegria. Burburinho no Coro.

Coro de Atores
E bem depressa Zaqueu desceu; e com alegria recebeu Jesus.
Primeiro Fariseu
Ouviram o que disse o pregador?
Segundo Fariseu
(Indignado) Ele entrou em Jericó para ser hóspede de um publicano?!
Terceiro Fariseu
Como pode entrar na casa de um pecador?
Jesus
(interrompendo a marcha dirige-se ao povo) O filho de Deus veio buscar e salvar o que havia se perdido....
Primeira Mulher do Povo
O que isso quer dizer Senhor?
Jesus
Certo homem nobre partiu para uma terra longínqua, a fim de tomar posse de um reino e depois voltar. E chamando seus servos, deu-lhes dez dinheiros, um dinheiro a cada um, e disse-lhes: Negociem os dinheiros até que eu retorne.
Primeiro Homem do Povo
E o que aconteceu?
Jesus
Ocorreu que alguns dos seus concidadãos o odiavam; e enviaram após sua saída um bando para matá-lo; porque não queriam que o nobre reinasse mais sobre eles...
Segundo Homem do Povo
Mataram o nobre?
Jesus
Sucedeu que, ao retornar da viagem, o nobre, depois de ter tomado de volta a posse do seu reino, mandou chamar aqueles servos a quem entregara os dinheiros, a fim de saber como cada um havia negociado o valor que lhes fora confiado.
Primeira Mulher do Povo
E o que ocorreu?
Primeiro Homem do Povo
Psiu! Calada mulher!

Rumor no Coro em protesto contra a interrupção do relato de Jesus.

Segundo Homem do Povo
Silêncio, gente! Deixem o Mestre terminar de contar!
Jesus
Apresentou-se, pois, o primeiro servo, e lhe disse: Senhor, o seu dinheiro rendeu dez vezes mais! E o nobre respondeu-lhe: Muito bem! Servo bom! Porque você foi, no mínimo, fiel, sobre dez cidades do meu reino irá governar! (Pausa) E veio o segundo servo, dizendo: Senhor, o seu dinheiro rendeu cinco vezes mais. A este, o nobre prometeu que governaria cinco cidades. E finalmente veio o último servo que lhe disse: Senhor, eis aqui o seu dinheiro - que guardei num lenço por temer perdê-lo. Porque sei o quanto o senhor é severo. Toma o mesmo dinheiro que me foi confiado! Então, disse o nobre: Servo mau! Por que não colocou o meu dinheiro no banco? Hoje eu o poderia ter resgatado com juros. E voltando-se para os que estavam ali presentes, disse: Tirem o dinheiro dele, e entreguem àquele que fez o valor render dez vezes mais!
Primeiro Fariseu
(Questionador) Mas o primeiro servo já tinha dez vezes mais dinheiro?!

Rumor no Coro.

Jesus
Pois eu digo a vocês: a todos os que têm lhes será dado mais; Já os que não têm, até aquilo que têm lhes deve ser tirado.

O Coro de Atores atua o fragmento As Duas Moedas de BAAL, o associal de Bertold Brecht.

Nenhum comentário:

Postar um comentário