quinta-feira, 14 de abril de 2011

PALAVRAS DO CRUCIFICADO (9)


A Rainha Hadassa reverenciosamente deixa a cena seguida pelo séquito real ao som do Amém entoado pelo coro de seguidores de Jesus. Após Hadassa deixar a cena o coro entoa jubilosamente Era de Aquários.[1]

(1)      NONA MOVIMENTAÇÃO DE PERSONAGENS
Sobre os tropeços, o divórcio e várias advertências [2]

Jesus
Eu afirmo que se dois entre vocês, sobre a terra, concordarem a respeito de qualquer coisa que porventura pedirem, seu pedido será atendido por meu Pai que está no céu. Porque onde estiverem mais de um reunidos em meu nome, ali estarei entre eles...
        
         Três fariseus se aproximam de Jesus abrindo caminho entre os seguidores.

Primeiro Fariseu
Senhor!
Segundo Fariseu
Jesus!

         Jesus volta-se para os dois e escuta-os com atenção.

Primeiro Fariseu
É permitido ao homem repudiar sua mulher por qualquer motivo?
Jesus
Não é do conhecimento de vocês que o Criador desde o príncipio fez de cada um homem e mulher? Quando o homem une-se à sua mulher não se tornam estas duas metades uma só carne? De tal modo que já não são mais dois, porém apenas um? Portanto o que Deus ajuntou não seja separado pelo homem.
Segundo Fariseu
Mas a Lei de Moisés não autoriza o divórcio?!
Jesus
Eu lhes digo: quem repudia sua outra metade-mulher, peca.
Terceiro Fariseu
Se esta é a condição do homem, para que o acasalamento então?
Jesus
Nem todos estão preparados para serem homem; apenas a alguns cabe este conceito. Porque há eunucos de nascença, há outros a quem os homens fizeram eunucos; e há outros que a si mesmo se fizeram eunucos por causa do Reino de Deus. Quem é apto para aceitar ser homem, que seja.[3]
Segundo Fariseu
(Revoltado com a resposta de Jesus, exibe hostensivamente uma moeda) Então nos responda: é justo pagar impostos ao Imperador?
Jesus
Por que me testam hipócritas? De quem é esta moeda?
Primeiro Fariseu
De Cesar!
Jesus
Então, dêem a Cesar o que é de Cesar, e a Deus o que é de Deus.

        Os fariseus se retiram bufando.

Jesus
(Para os Seguidores) Coitados dos escribas e fariseus hipócritas... porque fecham o acesso ao reino dos céus para os homens. Eles não entram nem deixam entrar os que assim o desejam; percorrem a terra inteira para fazer um discípulo e quando conseguem algum seguidor o tornam filho do inferno; coam mosquitos para comer mas conseguem engolir camelos; são semelhantes a belos sepulcros de pedra, que por fora se mostram belos mas por dentro estão cheios de ossos de mortos e todo tipo de imundície; assim também são todos os que exteriormente parecem justos mas por dentro se encontram repletos de hipocrisia e iniqüidade...

Jesus se retira da cena rapidamente dando as costas aos seguidores e populares. O Coro de atores performa Imagine. Ao final da música se retiram. Escuro.
Foco de luz sobre Jesus que está agora em pé, sozinho, de frente para a platéia, no fundo e ao centro do palco. [4]

Jesus
Quem crê em mim, crê não em mim, mas naquele que me enviou. E quem vê a mim, vê Aquele que me enviou. Eu vim como luz para o mundo, afim de todo aquele que crê em mim não permaneça apenas enxergando, mas consiga ver. Se alguém apenas escutar o que eu digo e não me ouvir verdadeiramente, eu não o julgo; porque eu não vim para julgar o mundo e sim para trazer-lhe esperança e salvação. Nós podemos mudar... e ao mudarmos a nós mesmos, mudaremos o mundo. Sim, nós podemos mudar.
Coro de atores
Sim, nós podemos!
Jesus
Eu não falo por mim mesmo mas pelo Pai que me enviou. Tenho firme a crença de que suas palavras é o caminho para a ressureição, para a vida eterna. Há sem dúvida muitos tipos de vozes no mundo, nenhum deles, contudo, sem sentido.
Coro de Atores
Não apenas os que não falam a mesma língua não conseguem se entender, mas quaisquer pessoas que atribuem um significado diferente à mesma palavra, ou que sustentam pontos de vista diferentes (...) Dependendo do contexto, uma palavra pode significar mais ou menos do que significaria se considerada isoladamente: mais, porque adquire um novo conteúdo; menos, porque o contexto limita e restringe o seu significado (...) O teatro se deparou com o problema do pensamento por trás das palavras antes que a psicologia o fizesse. Ao ensinar o seu sistema de representação, Stanislavsky exigia que os atores descobrissem o “subtexto” das suas falas em uma peça (...) Todas as frases que dizemos na vida real possuem algum tipo de subtexto, um pensamento oculto por trás delas (...) Um pensamento pode ser comparado a uma nuvem descarregando uma chuva de palavras. Exatamente porque um pensamento não tem um equivalente imediato em palavras, a transição do pensamento para a palavra passa pelo significado. Na nossa fala há sempre o pensamento oculto, o “subtexto.” [5]
Jesus
Se alguém ignorar a significação de uma voz, esta voz soará como língua estrangeira. Eu falo com o Espírito, mas também com a minha Mente. As línguas constituem apenas um sinal para os incrédulos; mas a profecia não é para incrédulos, e, sim, para os que crêem...[6]

Coro de atores (Adentrando a cena) [7]

Quis mudar tudo
Mudei tudo
Agorapóstudo
Extudo
Mudo

         Todo o elenco se reúne em cena lado a lado e de frente para o público.
Todo o elenco
Sim, nós podemos!
       
Ouve-se Jesus Alegria dos Homens de Johan Sebastian Bach. O elenco se retira. Um farol de luz com intenso brilho azulado acende-se por trás de Jesus que permanece no centro da cena de frente para a platéia. Escuro. Apenas o farol xenon aceso. Jesus sai da frente do farol que então passa a incandescer a visão do público. As luzes da platéia se acendem; o farol se apaga. A música permanece soando em volume cada vez mais baixo.
                                        Vera Cruz-Ba, 02 de novembro de 2008.
                    Ricardo Ottoni






[1] Música inicial do filme HAIR de Milos Forman.
[2] MATEUS: 18, 19,22,23
[3] MATEUS: 19: 11,12
[4] Música Imagine de John Lennon
[5] VYGOTSKY, Lev Semenovich (1996) Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, p. 123-130.
[6] JOÃO: 13; I CORINTIOS:14
[7] Poema concreto distribuído gratuitamente em cartão postal publicitário do bar-restaurante EXTUDO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário