quinta-feira, 7 de abril de 2011

PALAVRAS DO CRUCIFICADO ( 7 )

O Coro de Atores atua o fragmento As Duas Moedas de BAAL, o associal de Bertold Brecht.

AS DUAS MOEDAS
Versão de fragmento da peça didática BAAL, O ASSOCIAL de Bertold Brecht (lerstück) a partir da tradução de Ingrid Dormien Koudela


ATOR 3
(Faz soar o cabuletê/caxixi) Diante dos cartazes de um espetáculo obscuro, Baal encontra, acompanhado de Lupo, um garotinho que está soluçando à entrada do teatro.
ATOR 2 - Baal
Por que está chorando?
ATOR 1 - Garotinho
Eu tinha duas moedas para ir ao teatro aí veio um menino e me arrancou uma delas! (Chora inconsolável)
BAAL
(Para o ator 3 que interpreta Lupo) Isto é roubo! Como o roubo não aconteceu por voracidade não é roubo motivado pela fome. E como parece ter ocorrido por causa de um bilhete de espetáculo, é roubo visual! Ainda assim, roubo. (Para o Garotinho) Você não gritou por socorro?
GAROTINHO
Gritei.
BAAL
(Para Lupo) O grito por socorro – expressão do sentimento de solidariedade humana... Mais conhecido ou assim chamado de grito de morte. (Acariciando o Garotinho) Ninguém ouviu você?



GAROTINHO
Não.
BAAL
(Para Lupo) Então, tire-lhe também a outra moeda!
ATOR 3 – Lupo
Boa idéia!

Lupo tira a moeda do garotinho à força. O garotinho chora inconsolável.

BAAL
(Para Lupo e platéia) O desenlace comum de todos os apelos dos fracos.

Riem e gargalham exageradamente.

ATORES 1, 2 e 3
O Homem não ajuda o Homem!

O coro performa Dinheiro.

Dinheiro rola
Dinheiro é bola
Dinheiro, a mola do mundo
Dinheiro enrola
Dinheiro é bola
Dinheiro em volta do mundo (pra todo mundo)

Não vou garantir, está em suas mãos
É um jogo, tem que jogar
Um dia no estilo, no outro Zé Ninguém
Um desses que você vai pagar
Acho que os loucos têm o seu juízo
Estão longe deste jogo popular
Não sei por que ninguém vê estes mendigos
Dançando juntos na desordem

Dinheiro rola
Dinheiro é bola
Dinheiro, a mola do mundo
Dinheiro enrola
Dinheiro é bola
Dinheiro em volta do mundo (pra todo mundo)


Dinheiro vem do ouro, é fonte de poder
Todo mundo tem que ganhar – hã!
Dinheiro é tesouro, é fonte de prazer
Muitos têm pouco, poucos até demais

Dinheiro rola
Dinheiro é bola
Dinheiro, a mola do mundo
Dinheiro enrola
Dinheiro é bola
Dinheiro em volta do mundo (pra todo mundo)


Jesus
(Para os seguidores sem dar-lhes tempo para interperlações) Levem-me à casa de Zaqueu, o chefe dos publicanos.
Vozes do Povo
(Alguns seguidores abrindo caminho entre os populares, outros permanecem boqueabertos e paralizados pelo espanto) Por aqui Senhor, por aqui!

Conduzem Jesus à casa de Zaqueu ao som instrumental do Cântico Terceiro. A multidão de seguidores acompanha Jesus curiosa e com boa vontade. Jesus adentra a casa de Zaqueu.


Zaqueu
Obrigado, Senhor! Muito obrigado por vir à minha casa. Seja Bem-vindo Mestre! Como soube que eu desejava me encontar contigo?
Jesus
Pelo amor que demonstra à causa do meu Pai. Por saber que acredita verdadeiramente nas minhas palavras. Vejo isso em seus olhos. Vi isso quando nos entreolhamos quando você estava em cima daquela árvore na entrada de Jericó.
Zaqueu
O que devo fazer para ser seu seguidor, meu Senhor?
Jesus
Você não sabe? O que lhe diz o seu coração?
Zaqueu
(Ajoelhando-se muito emocionado diante de Cristo) Arrependo-me de todo mal que causei ao povo de Israel, Jesus. (Levanta o olhar em direção a Jesus) Eis-me aqui, meu Senhor. Prometo dar aos seus pobres metade de todos os meus bens; e se alguma coisa tenho tirado de alguém, eu o restituirei quatro vezes mais!
Jesus
(Sorridente e dirigindo o olhar aos Céus) Hoje a salvação veio a esta casa! (Para os seguidores) O Filho de Deus veio buscar e resgatar o que se havia perdido...
Vozes do Povo
Glória a Deus nas Alturas!


Cântico Quarto (Glória a Deus nas Alturas)


Oh que belos hinos
Cantam os anjos lá
Por mais um remido entrar nos Céus!

Jesus
Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tocam. E ainda que tivesse o dom da profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda fé, de tal modo que pudesse transportar os montes, se não tivesse amor, nada seria.
Vozes do Povo
Aleluia!



Jesus
Ainda que distribuísse todos os meus bens para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria. O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não se vangloria, não se envaidece, não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal; não se regozija com a injustiça, mas sim com a verdade. (Pausa. Olha para todos com seriedade) O amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor jamais acaba; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá; porque, em parte conhecemos, e em parte profetizamos; mas, quando vier o que é Perfeito, então o que é em parte será aniquilado.
Segunda Mulher do Coro
Glória a Jesus!
Vozes do Povo
Aleluia!
Jesus
Quando eu era menino, pensava como menino; mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino. Porque agora vemos como por espelho, em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei plenamente, como também serei plenamente conhecido. Agora, pois, permanecem a fé, a esperança, o amor; destes três, o maior de todos é o amor...

Coro entoa a música Jesus Cristo de Roberto Carlos. Movimentação cênica do elenco. Cristo segue entre os fiéis em direção à Galileia, deixando a casa de Zaqueu.

(6) SEXTA MOVIMENTAÇÃO DE PERSONAGENS
A mulher de Samaria

Primeira Mulher do Coro
Para onde estamos indo?
Primeiro Homem do Coro
Para a Galiléia!
Segundo Homem do Coro
Então vamos ter que passar por Samaria?!
Primeiro Homem do Coro
Já estamos em Samaria, em Sicar...
Primeira Mulher do Coro
Tenho sede...
Primeiro Homem do Coro
Logo ali tem uma fonte: o poço de Jacó.

Jesus também com sede interrompe a marcha e senta-se próximo ao poço.

Alguns seguidores de Jesus Cristo
Vamos à cidade buscar comida?!
Outros seguidores de Jesus Cristo
Vamos!

Parte dos seguidores se retira para a cidade em busca de alimento. Alguns membros do grupo bebem água do poço com avidez. Entra a mulher de Samaria com pote de barro no ombro e começa a pegar água do poço de Jacó com uma cabaça.

Jesus
Dá-me de beber.
A mulher de Samaria
Como você, sendo judeu, me pede de beber? Sou samaritana.
Jesus
Se você soubesse quem é este que lhe pede água, você é que me pediria de beber... E eu lhe daria água viva.
A mulher de Samaria
Mas seu moço, o senhor não tem com que tirá-la: o poço é fundo! De onde vem esta sua tal água viva? Por acaso é água melhor do que a que nos deu o pai Jacó com este poço?
Jesus
Todos os que bebem desta água aí voltarão a ter sede... Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; a água que eu ofereço faz surgir em quem dela bebe uma fonte que jorrará para a vida eterna.
A mulher de Samaria
(Em tom de deboche) Então, dá-me dessa água, para que não mais tenha sede, nem venha aqui tirá-la.
Jesus
Vai, chama o teu marido e volta aqui.
A mulher de Samaria
(Insistindo no deboche) Não tenho marido!
Jesus
É verdade: porque já cinco maridos você têve, e o que agora é seu companheiro não é seu marido.




A mulher de Samaria
(Séria) O senhor é adivinho? Profeta? Eu sei que vem o Messias, que chamam Cristo; e quando ele vier há de nos anunciar todas as coisas.
Jesus
Eu sou o Cristo.

A mulher entrega-lhe a cabaça com água; sai correndo de volta por onde veio abandonando o cântaro na cena.

A mulher de Samaria
(Eufórica) Venham, venham todos ver... É o Cristo! É o Messias!

O coro entoa música da ópera rock Jesus Cristo Superstar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário