O coro entoa música da ópera rock Jesus Cristo Superstar.
(1) SÉTIMA MOVIMENTAÇÃO DE PERSONAGENS
O passeio no carro do eunuco etíope [1]
Primeiro Fariseu
Onde está o Mestre?
Primeiro Seguidor de Jesus
Retirou-se para uma caminhada no caminho que vai de Gaza a Jerusalém.
Segundo Fariseu
Quem o acompanhou?
Segundo Seguidor de Jesus
Ninguém.
Terceiro Fariseu
Vocês deixaram que ele fosse desacompanhado?
Primeiro Seguidor de Jesus
Ele ordenou que ficássemos aqui.
Segundo Seguidor de Jesus
Falamos a ele que era perigoso; que é uma trilha muito deserta...
Primeiro Fariseu
(Malicioso) O que Jesus foi fazer neste caminho freqüentado por pederastas, sodomitas e salteadores?
Segundo Seguidor de Jesus
Não sabemos.
Segundo Fariseu
Não perguntaram a ele?
Primeiro Seguidor de Jesus
O que está pensando que ele foi fazer ali?
Os fariseus se entreolham e ficam em silêncio.
Segundo Seguidor de Jesus
Junte-se a nós e oremos por ele
Os seguidores ajoelham-se e começam a orar. Os fariseus se retiram. Luz cai em resistência. Escurecimento. Música Forbiden Love performada por dois jovens ambos com o peitoral desnudo (um palestino com o símbolo do Islam e um judeu com a Estrela de Davi tatuados no abdômem).[2] Ao término da performance os jovens seguem abraçados e sorridentes e cruzam, sem se deterem, com Jesus que se desloca em direção oposta a eles.
Jovem Judeu
(Dirigindo-se a Jesus sem deter a marcha) Shalom!
Jovem Palestino
(Sorridente) Salamaleque!
Jesus cumprimenta-os com um discreto aceno de cabeça; detem a marcha e permanece em pé, parado, à beira da estrada, olhando para a direção de saída dos jovens. Aproxima-se um carrocim com címbalos movido por dois fortes escravos que o estacionam próximo a Jesus.
Primeiro Escravo
(Para Jesus) Este é o carro de Hegal viado...
Segundo Escravo
(Motivador, esfregando os dedos polegar e indicador) Eunuco etíope!
Primeiro Escravo
E você rapaz, quem é?
Jesus
Emanuel.
Hegal
(De dentro do carrocim, atrás do cortinado) Aí da terra onde há o roçar de muitas asas de insetos, que está além dos rios da Etiópia... [3]
Jesus
Você compreende o que está lendo?
Hegal
Naquele tempo será levado um presente ao Senhor dos Exércitos por um povo de homens altos e pele negra, povo terrível; por uma nação poderosa e esmagadora, cuja terra os rios dividem...
Jesus
Compreende verdadeiramente o que lê?
Hegal
(Sedutor decerrando o cortinado) Como poderei entender se ninguém me explica? (Desce do carrocim trajando uma rica burca que esconde-lhe o rosto com um papiro nas mãos; retoma a leitura) Foi levado como ovelha ao matadouro; e como um cordeiro, mudo perante o seu tosquiador, assim ele não abre a sua boca (Para Jesus, sedutor e em tom malicioso, acena com o papiro para o carro abrindo o cortinado do carrocim em um convite gestual para que ele suba no carro e siga ao seu lado) Quer me dizer a quem se refere o profeta Isaias?
Jesus entra no carrocim; Hegal desce o cortinado após entrar também no carrocim sinalizando para que os escravos ponham-se em marcha. Os escravos colocam o carrocim em movimento. Música. Luz desce em resistência. Ouve-se Hegal prosseguir a leitura das palavras do Profeta Isaias.
Coro de Atores
(Entoando ao som de percurssão) [4]
Deus dos sem deuses
Deus do céu sem Deus
Deus dos ateus
Rogo a ti cem vezes
Responde quem és?
Será Deus ou Deusa?
Que sexo terás?
Mostra teu dedo, tua língua, tua face
Deus dos sem deuses
Hegal
(Para os escravos) Parem o carro!
Hegal e Jesus descem do carrocim.
Hegal
(Para Jesus apontando um riacho) Aqui tem água... Que impede que eu seja batizado?
Jesus
É justo... se você crê verdadeiramente.
Hegal
Creio em Jesus, o Cristo!
Jesus toma Hegal pela mão e entram no riacho. Apenas um foco os ilumina. Jesus coloca uma mão sobre a cabeça de Hegal imergindo-o na água e desaparece no escuro do palco. Hegal emergindo das águas está só e volta-se para ambos os lados. Performa uma coreografia com a burca que lhe cobre o rosto ao som da música Back to Black. [5] Move-se em várias direções e desenvolve gestual de desespero emocionado. Por fim, descobre o rosto revelando os cabelos molhados e usa a burca como um manto em torno ao tórax permanecendo imóvel, com os braços cruzados à frente do peito, como uma imagem-tampa de sarcófago durante os acordes finais da música.
Hegal
Moço?! Profeta?! Onde está você? (Para os escravos) Para onde ele foi?! (Retornando ao carrocim com grande júbilo) Vamos, depressa! (Aponta a mesma direção por onde seguia o carrocim ao adentrar a cena) Por ali!
O carrocim deixa a área cênica.
Coro de mulheres seguidoras de Cristo
Quem escuta Cristo e crê Naquele que o enviou ganha a vida eterna e não será condenado...
Coro de homens seguidores de Cristo
Aquele que ouvir a voz do Filho de Deus, ainda que esteja morto, viverá!
Coro de mulheres seguidoras de Cristo
Os espiritualmente mortos, os separados de Deus por suas transgressões, quando se arrependem de seus pecados e ouvem a voz da salvação, aceitando-a pela fé, ressucitarão...[6]
Coro de homens seguidores de Cristo
A ressureição é a mais surpreendente, a mais oportuna e a mais desafiadora de todas as esperanças!
Coro de mulheres seguidoras de Cristo
Está além da cura de qualquer doença terminal e do livramento temporário da morte...
Coro de homens seguidores de Cristo
Deve-se aprender a viver por toda a vida e durante toda a vida aprender a morrer...
Todos
A ressureição é a vitória consolidada da vida sobre a morte
Versão instrumental de Invocação. Escuro.
(2) OITAVA MOVIMENTAÇÃO DE PERSONAGENS
A visita da Rainha Maga Hadassa Candace da Etiópia [7]
Jesus está em pé, enxugando os cabelos molhados com o manto auxiliado por Madalena.
Seguidor de Cristo
Está aí um eunuco que se diz enviado da Rainha da Etiópia.
Jesus
Deixe-o vir a mim.
O seguidor acompanha o eunuco até a presença de Jesus. Entra Hegal com o tórax desnudo e sem a burca usando maquiagem egípcia, um peitoral (babadouro) e braceletes em ouro; veste um fraldão (saia) egípicio em linho branco com detalhes dourados e porta um rico abanico de plumas com engaste em ouro e pedrarias. Tem os cabelos molhados em razão do batismo.
Hegal
(Surpreso) Meu Deus!? Emanuel?!
Jesus permanece em silêncio e, com naturalidade e sem vaidade, temina de enxugar os cabelos com o manto tomando-o das mãos de Madalena.
Hegal
(Refazendo-se da surpresa, com uma mão sobre o peito e a outra abanando-se) Sou cuidador das mulheres da Casa do Rei Assuero II da Etiópia.
Jesus
Onde está Hadassa – a descendente da Rainha Esther?
Hegal
Como sabe que venho em nome dela?
Jesus
Diga-lhe que se aproxime sem temor.
Hegal
(Respeitoso e com temor) Sim, meu Senhor. (Para o séquito de Hadassa com o abanico de plumas) Que entre a Rainha Maga Magna de Adzadeba, Hadassa Candace, primeira mulher entre as concumbinas do Rei Assuero II da Etiópia, única em graça, beleza, encanto e poder...
Palmas consecutivas rápidas do séquito ao som de uma saudação ritual em percussão com atabaques, castanholas e agogôs. Parte do séquito da Rainha segue à frente dela levando incenso em um turíbulo fumegante, jóias de ouro sobre uma almofada em veludo vermelho e sândalos em um cesto de capim dourado com pedestal que depositam reverenciosamente aos pés de Jesus. São acompanhados com curiosidade e espanto pelo coro de seguidores de Jesus. O séquito performa uma exótica fanfarra com palmas de mãos e percussão, como em um ritual flamenco. Hegal dirige-se ao carrocim da rainha e descerra-lhe a cortina, apoiando-a para descer. Outros desenrolam um tapete vermelho em direção a Jesus por onde passará a Rainha Maga Candace. A Rainha Hadassa ricamente trajada em vários tons de púrpura, adornada com muitas correntes de ouro adentra a cena performando sua exótica dança como em um transe; ao fim da qual, lança-se de bruços aos pés de Cristo surpreendendo a todos. [8]
Séquito da Rainha Maga Hadassa
Salve! Salve Rainha! Deus salve a Rainha!
Um Seguidor de Jesus
A Rainha ajoelhou-se diante do Mestre!
Reação de espanto, curiosidade e surpresa entre o coro de seguidores de Jesus. A percussão silencia.
Jesus
Levante-se Hadassa.
Hadassa
(Levantando retira o véu mulçumano) Obrigada por me receber, meu Senhor
Jesus
Cuide para que seu marido, o Rei Assuero II tome conhecimento da nossa causa e seja dela simpatizante.
Hadassa
Sim. (Tocando carinhosa e respeitosamente o rosto do eunuco) Hegal é eunuco da minha confiança. Não poderia ter vindo a ti sem a cumplicidade dele, nem dos demais que me acompanham. Eis-me aqui meu Salvador, para que me abençoe – a mim e aos meus serviçais. Tememos a Deus e o adoramos. Viemos louvá-lo. E trouxemos-lhe estes presentes: ouro, incenso e sândalo em nome de nossa sincera devoção.
Coro de Seguidores de Jesus
Glória ao Senhor nas Alturas!
Jesus
Sua fé lhe faz merecer a Graça de Deus. Vai até onde se encontram os leprosos e segregados de Adzadeba e dê-lhe os presentes que me trouxe, consolando-os com sua misericórdia, em meu nome. Dê-lhes de comer, de beber e também agasalhos para que possam suportar o rigoroso inverno que se aproxima. Leve-lhes palavras de conforto que possam servir de alívio para a dor da discriminação e do apartamento, palavras que possam ser refrigério para o fardo pesado do estigma da exclusão a que estão condenados; e que carregam em seus corpos como chagas vivas.
Hadassa
Tenho medo de contrair lepra, meu Senhor... E também não conheço a arte da Oratória – exclusividade masculina!
Jesus
Não tema Hadassa. Confie em Deus e no poder do Espírito Santo. Unja-se com bálsamo sagrado antes da visita. (Jesus faz gesto para que tragam-lhe ungüento). Deus Pai Todo Poderoso será escudo imunológico para a sua carne e falará através do Espírito Santo por sua voz; e dirá o que deve ser dito com autoridade.
Hadassa
Sim, meu Senhor. Eu confio em ti e no poder do Espírito Santo. Farei o que me é ordenado.
Jesus
(Entregando-lhe o ungüento em mãos) Eu lhe abençôo Hadassa Candace, Rainha de Adzadeba, descendente de Hadassa Esther, filha de Mordecal, o judeu; a você, aos seus descendentes e aos seus serviçais em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo pelos séculos e séculos... Amém.
Coro de Seguidores de Jesus
(Entoando) Amém... Amém... A-A-Amém...
A Rainha Hadassa reverenciosamente deixa a cena seguida pelo séquito real ao som do Amém entoado pelo coro de seguidores de Jesus. Após Hadassa deixar a cena o coro entoa jubilosamente Era de Aquários.[9]
[1] ATOS: 8
[2] Forbiden Love (Faixa 7) do DVD The Confessions Tour de Madonna [Consultar coreografia do dvd como referência para a performance dos jovens]
[3] ISAIAS: 18
[4] Música Invocação de Chico Cesar
[5] Whinehouse, Amy (2006) Back to Black in Back to Black. Universal records.
[6] JÓ: 1-5; EFÉSIOS 2:1
Revista Presbiteriana ULTIMATO (2007) A morte está morta. Viçosa-MG: Ed.Ultimato, n. 304, jan./fev. 2007
[7] ESTHER [Velho Testamento]
[8] Consultar Eva Yerbabuena performando dança flamenca em YOUTUBE no municipal como referência coreográfica para a movimentação da Rainha Hadassa Candace.
[9] Música inicial do filme HAIR de Milos Forman.
Nenhum comentário:
Postar um comentário