segunda-feira, 4 de abril de 2011

PSICOLOGIA DA ATUAÇÃO TEATRAL (1)

Para os menos familiarizados com o "pedagogêz", transposição didática é um modo de adequação de densos conteúdos ao repertório de saberes já consolidado por parte dos estudantes cuja exposição é resposabilidade única do docente.


SOBRE A PSICOLOGIA DA ATUAÇÃO TEATRAL
Comentários sobre a “Psicologia do Ator” de Liev Semionovich Vigotskii




1896-1934




O texto é uma versão minha, comentada, a partir da tradução para o italiano de Claudia Lasorsa publicada em Studi di psicologia dell’educazione sob o título Sulla psicologia della creatività dell’atorre em 1986, por sua vez com base na edição da Pedagógica de Moscou de 1984 sob a consigna Sobranie Sochineniy, v. 6, p. 319-328, do texto originalmente atribuído a Vigotskii - que o teria escrito em 1932 e que foi publicado na Rússia em 1936 por JACOBSON, P. M. na coletânea The Psychology of the stage feelings of the actor, dois anos após a morte de Vigotskii, e mais uma vez traduzido para o inglês posteriormente por Elizabeth Roberts em 1985, tendo sido publicado no periódico SCYPT Journal, n.14, , p. 47-56.

Uma cópia reprográfica da tradução de Lasorsa me foi gentilmente enviada por correio regular pelo acadêmico Antônio Mecacci a partir de uma solicitação minha ao Profº Dr. Guillermo Blank, em 1998, na ocasião ainda vivo, que conheci na lista de discussão que o Laboratório de Cognição Humana Comparada da Universidade da Califórnia em San Diego/LCHC-UCSD mantém na Internet, sob a coordenação do Prof. Dr. Michael Cole. Uma tradução para o português foi elaborada pela Profª Drª Beatriz Angela Vieira Cabral da UDESC e UFSC com base na tradução inglesa de Roberts e me foi por ela gentilmente disponibilizada uma cópia impressa não publicada intitulada Psicologia do Ator também em 1998, em um encontro presencial que tivemos na ECA-USP promovido pela Profª Drª Maria Lucia de S. B. Pupo. Por isso refiro-me ao texto de Vigotskii conforme foi intitulado pela única tradução para o português a que tive acesso - a da professora Beatriz Cabral.

Por Ricardo Ottoni Vaz Japiassu

Nenhum comentário:

Postar um comentário