- O rei está nu!
HOLZMAN, Lois & NEWMAN, Fred (1994) Unscientific Psychology – A Cultural-Performatory Approach to Understandig Human Life [Psicologia Acientífica – Uma abordagem performático-cultural para entender a vida humana]. New York, ESI-iUniverse Inc, 230p.
“O que nos faz doentes é como pensamos (no sentido do quê pensamos e, mais importante, sobre aquilo que pensamos e até mesmo se chegamos a pensar), sobretudo COMO (o quê e se) pensamos sobre o pensamento e os processos considerados mentais” (p.174)
[... what makes us sick is how we think (related to complicated ways to what we think and, even more fundamentally, to that we think or whether we think), especially how (that or whether) we think about thinking and other so-called mental processes...]
O polêmico e provocativo livro de autoria dos psicólogos sócioculturalistas do desenvolvimento em referência aqui, os nova iorquinos Fred Newman e Lois Holzman, é um corajoso e ousado empreendimento intelectual que afronta a hipocrisia acadêmica e as crendices relacionadas aos saberes hermeticamente protegidos sob a égide do cientificismo.
O material é bombástico e encontra-se organizado em três partes que contém, cada uma, de dois a quatro capítulos, precedidos de um breve prefácio e uma densa introdução, além de apresentar em apêndice, uma extensa e relevante bibliografia e, ao final, um cuidadoso guia onomástico.
Trata-se de leitura absolutamente indispensável para quem se propõe genuinamente entender e discutir a psicologia a partir da perspectiva teórico-prática de abordagens engajadas no desvelamento dos fundamentos do desenvolvimento histórico-sóciocultural do psiquismo tipicamente humano. Um Sendero luminoso em meio ao eclipse dos modos de ser na contemporaneidade.
Estive com Lois em Fortaleza - CE. Ela me enviou o link do blog. Estou tentando comprar uma cópia do livro pela AMAZON. Se tiver algum meio mais fácil de aquisição favor informar.
ResponderExcluirSeguinte, o livro me foi presenteado pela própria Lois. Ainda não foi publicado no Brasil. Sugiro que entre em contato com o Eastside Institute em http://www.eastsideinstitute.org/
ResponderExcluir