terça-feira, 21 de dezembro de 2010

AVISO SOBRE PROGRAMAÇÃO DE RESENHAS 2011 EM OBSERVE

Caso sua expectativa seja encontrar uma “nota de leitura” (resumo) dos livros a serem comentados criticamente em OBSERVE, procure outro endereço virtual. Se está em busca de uma tradução “oficial” (com todos as “aparas ideológicas” de autoridades investidas de poder para fazê-lo) não vale a pena gastar seu tempo aqui.

Talvez alguns trechos dos documentos apresentados possam ser úteis para a atividade de “corte-e-colagem” (Ctrl+X, Ctrl+C )na montagem de seus textos. Mas, observe, não  garantimos que os resultados de seus esforços sejam institucionalmente julgados satisfatórios por parte de seus “orientadores” acadêmicos.

Importante lembrar que não se tem como destinatários oportunistas de plantão ou “estelionatários da produção intelectual” que fazem “seus” os pensamentos de outros nem os ingênuos aspirantes a recompensas acadêmicas com mínimo ou nenhum esforço para esboçar opinião própria - que se julgam “espertos”.

Não existe demérito em fornecer dados fidedignos das fontes usadas na colaboração da sua produção autoral. Este pode ser um bom exercício para o aperfeiçoamento da escrita “acadêmica”.

Também não há preocupação de OBSERVE em atender de modo reificado às normatizações da ABNT nem de outras agências internacionais reguladoras da atividade da escrita (que estão sempre sendo alteradas em razão de interesses comerciais oportunísticos e variam ao sabor dos conselhos editoriais das organizações para as quais os textos venham a ser eventualmente apresentados).

Cuidado.

Para obter a liberdade de formatação do texto é preciso conhecer os conjuntos de regras dos jogos de escrita analógica e de(s)construí-los conscientemente – algo que se obtem a partir do engajamento em processo de formação continuada  na escolarização denominado “iniciação científica”. Mas isso nem sempre é tolerado por todas as organizações.

Importante ainda  ter em mente que existem questões polêmicas relativas à ciberescrita - como a acentuação e ortografia de palavras, pontuação do texto etc  – que não é o caso serem discutidas agora.

Focaliza-se aqui a atividade colaborativa do pensamento pelo “verso e reverso” das palavras, pelo seu “recheio” ou  preenchimento signitivo.

Só aceitamos discutir comentários com aqueles que efetivamente leram as obras aqui resenhadas a partir de trocas de “citações” em socorro aos nossos e seus pontos de vista.

Aos paladinos “sabichões”, defensores do rigor e censores da liberdade de expressão, ávidos por darem “nota” sobre o que não conhecem, não querem conhecer nem deixar conhecer, fazemos nosso o grito do poeta Antunes:

“Não tenho para onde ir e nem que eu tivesse eu me moveria daqui do meio da pista vazia!”

A próxima resenha crítica a ser veiculada em OBSERVE será

UNSCIENTIFIC PSYCHOLOGY A Cultural-Performatory Approach to Understanding Human Life [Psicologia Acientífica – Uma abordagem performático-cultural para o entendimento da vida humana] de Fred Newman e Lois Holzman, publicado em 1996 pelo East Side Institute em parceria com iUniverse, Inc. de New York

O matérial será divulgado em partes e sem preocupação com limites de caracteres, formatação ou laudas.

Aguardem.

Boas Festas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário