sexta-feira, 10 de junho de 2011

TEATROEDUcomuniCAÇÃO (II) - Nódulo GAMA


PROPOSTA GAMA PARA ATIVIDADE RIZOMÁTICA MULTILÉXICA (RE)CRIADORA DE GRUPOS EM/NA REDE


CÁPSULA VERBAL PARA ALIMENTAÇÃO DA PROPOSTA


A simbiose entre gostar e compreender frequentemente inibe a disponibilidade ao contato e requer trabalho do mediador para que o fruidor perceba que pode compreender e valorizar uma obra, independentemente de sua preferência (pode-se não gostar, mas compreender a obra e sua própria preferência) [...] Neste sentido, mediar é também proporcionar o acesso a como outras crianças, jovens e artistas de outros tempos e lugares produziram artísticamente, como ampliação de modelos, escolhidos com muito critério pela variedade, diversidade, pelos caminhos opostos e paralelos. Modelos percebidos como formas instigadoras de caminhos pessoais por novas vias e não como “fôrmas” a serem copiadas, nem “transmitidas”.

Mirian Celeste Martins em “Expedições instigantes”. (2006) Mediação: Provocações estéticas. São Paulo: CNPq/UNESP, Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes Mestrado do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista, Ano 1, Vol. 1, Nº 1, Novembro, p. 11-21, p.17.

  
PROVOCAÇÃO INAUGURAL



   
(1) Observem a imagem e tentem colaborar uma narrativa cênicodramática evanescente amalgamando lexias várias que possa ser útil como objeto de aprendizado;


TRILHAS:
Procurem discutir se existe diferença entre aprendizagem e aprendizado com auxílio de referencias obtidas a partir do uso de ferramentas de busca na Rede (Google, Cadê? etc ) e negociarem a significação do que a expressão objeto de aprendizado refere; Tentem problematizar os conceitos de “mediação” , “mediador” e “mediar”  da proposta didática para o ensino de Arte do grupo de pesquisadores da UNESP. Para isso, sugere-se consultar o documento intitulado Mediação: estudos iniciais de um conceito.

MARTINS, Miriam Celeste & Outros (2006) “Mediação: estudos iniciais de um conceito” In: Mediação: Provocações estéticas. São Paulo: CNPq/UNESP, Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes Mestrado do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista, Ano 1, Vol. 1, Nº 1, Novembro, p. 40-57.


(2) Tentem organizar uma mostra dos objetos de aprendizado desenvolvidos em/pelos grupos e apresentá-los à turma em um encontro presencial;

(3) Busquem investigar as possibilidades pedagógicas de articulação do conceito objeto de aprendizado como de mediação buscando investigar suas interconecções com a Psicologia e Educação a partir de sua(s) experiências prática(s) como arte-educadores;

(4) Procurem documentar exaustivamente em hipertextos o uso dos objetos de aprendizado produzidos no grupo em efetivas intervenções pedagógicas presenciais;

(5) Sugere-se a organização de um Fórum não-presencial em que possam ser apresentados e discutidos com profundidade os resultados obtidos a partir da aplicação das propostas pelos grupos. No Fórum sugerido procurem interconectar várias significações do conceito de mediação e registrar seu atual ponto de vista sobre o assunto no fórum.



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