segunda-feira, 5 de setembro de 2011

ESCOMBROS DO MUNDO LIVRE ( VI )


Quinta movimentação de personagens
CORREDOR

Mila
Guga, cê tá branco?! Tudo bem?
Guga
(Limpando a boca, trêmulo) Tudo.
Mila
Cê tá tremendo!
Guga
(Sem convicção, cuspindo a seguir) É que eu vomitei.
Mila
Tem uma coisa grudada aqui no seu cabelo… Eca! Catarro, Guga!

Guga retira-se dando a entender que vai se limpar.


Bombinha
Esse nerd parece que não bate bem do juizo.
Mila
É estudo demais!
Sonia
Todo CDF é assim mesmo, estranho.
Bombinha
Ô meu Deus! Que desperdício…
Sonia
Num sei pra quê tanto estudo.
Mila
Hoje em dia, minha filha, até pra ser gari tão pedindo o fundamental completo!
Sonia
(Contestando Mila) Pra ser modelo não precisa nada disso!
Mila
O que?! Modelo tem que falar, pelo menos, inglês, francês e japonês…
Sonia
E pra falar língua estrangeira precisa do fundamental?
Bombinha
(Referindo-se uma vez mais à Guga) Hum… Cala-te boca… Esse “nerd”... o “jeitinho” dele não me engana!
Sonia
Agora, que ele é um gato, ninguém  pode negar?!
Bombinha
Uma “gata”, né?!
Mila
Que é isso?! Guga é virgem.


Bombinha
Só se for donzelo de “xana”, porque de pinto… Hum?!
Mila
Que absurdo!
Sonia
(Jogando a agenda no chão, teatralmente afetada) Não acredito?!
Bombinha
Catarro no cabelo?! Hum... Raí, ái... Aquilo, que eu saiba, tem outro nome…
Mila
Se era gala, então devia ser dele próprio.

Sonia recolhe a agenda que jogou no chão.

Bombinha
Vai esporrar longe assim na casa do… Olhe, criatura, me poupe?!

Entra Andressa.

Andressa
(Batendo palmas e se sacodindo toda, afetadamente) O que é qu’essas rachadas tão fazendo no meu ponto?!
Sonia
(Explicitamente falsa) Andressa, querida, cê tá boa?
Andressa
(Para Sonia, cumprimentando-a seguidamente com beijinhos na face) É a que já nasceu mulher! É a que não precisou ser operada!

Mila, Bombinha e Sônia sorriem.


Mila
(Respondendo a pergunta de Andressa, torcendo a boca) Aula vaga, pra variar...
Andressa
Ah, bom! Porque cês tão sabendo de quem é o corredor. Preciso lembrar?
Bombinha
Precisa, não viado. Tu fica com o corredor que a gente fica com os “hôme” que passa nele!
Andressa
Abusada?! (Excessivamente afetado, sacando uma navalha) Olha aqui! Tá vendo? Não vêm não, heim “mulé”, não vem q’eu lhe faço uma outra buceta na sua cara! (Risos) Cê não me provoque, rachada... (Com ironia) porque meu tom, queridinha, não é rosa bebê, é rosa choque! (Guarda a navalha, após olhar desconfiado para os lados)

Risos.

Mila
E vocês, André, “tão” sem aula também?
Andressa
(Torcendo a boca) Não. É que a Vera Guarda-pó tá na sala. (Colocando uma das mãos na testa) Gente, o que é aquilo?! A criatura só sabe rabiscar todo o quadro e mandar a galera copiar... Ela rabisca, rabisca e os besta copia, copia… Me poupe?! Cópia por cópia, minha filha, eu tiro xerox depois - dos cdf e dos “nerds” da turma, é claro! Imagina se eu, bonita, vou gastar minha boa munheca em sala de aula com a Vera Guarda-pó?! Nem morta, queridinha!

Sonia
Bombinha tá dizendo que o Guga é gay!
Andressa
Aquilo alí é um projeto de bicha que não deu certo!
Mila
(Para Bombinha) Tá vendo?!
Bombinha
(Para Andressa, contestando-lhe a afirmação) Biba, cê quer dizer que Guga não é viado?!
Andressa
Aquilo é um egum-fêmea descompreendido: se ele é gay, nem ele mesmo tá sabendo!
Mila
O Guga é muito ingênuo, gente.
Sonia
Ele me aguarde: eu adoro perverter um anjinho!
Andressa
Aliás, só a senhora, não! (Dirigindo-se à Telma) Né mesmo, “dona” Telma Bombinha? A papa-anjo do fundamental!
Bombinha
Viado, eu prefiro os “diabinho”! Você sabe. Esse negócio de anjinho né comigo não!
Andressa
Só que os exu-mirim quando chegam no seu “inferno”, lindinha, (Batendo nas nádegas) já fizeram escola no “purgatório” da de cá! (Gargalha teatralmente com uma das mãos na cintura, sacolejando o ombro como se fosse uma pomba-gira) Rá, rái!

Risos.


Sonia
Arrasou!
Andressa
Me empresta o batom?
Mila
(Para Andressa) Pra que cê quer batom, André?!
Andressa
É que o veneno escorreu, amiga… Borrou a maquiagem!

Mila leva a mão à boca escondendo o riso. Bombinha fica séria.

Sonia
(Entregando-lhe o batom) Tá aqui.
Bombinha
(Para Sônia, enquanto Adressa passa o batom nos lábios) Não sei como você tem coragem de dar seu batom pra passar na “boca-de-chupeta” dessa bicha?!
Sonia
Pois se foi ela quem me deu de presente o batom?!
Andressa
Tá “veno” rachada?! Perdeu a oportunidade de ficar de boca fechada. (Devolvendo o batom a Sônia) Não precisei nem te dar resposta!

Bombinha, visivelmente contrariada, vira o rosto de lado, evitando olhar para Andressa. Sonia sorri. Mila disfarça o riso.

Sonia
(Para Bombinha, guardando o batom) Em boca fechada, amiga, não entra mosquito.


Andressa
(Para Sônia e Mila) Vamo ver o ensaio da dança?!
Sonia
‘Bora! (Para Mila e Bombinha) Vamo Mila?! (Mila olha para Bombinha) Vamo Bomba?!
Andressa
Os moleques do grupo de street dance que tá ensaiando na escola são tudo de bom! Só tem bofe-escândalo!
Mila
(Referindo-se a ela mesma e à Bombinha) Depois a gente vai, n’é Bomba?
Sonia
(Para Andressa, mexendo no cabelo) Como é que eu estou?
Andressa
(Arrumando rápida e profissionalmente o cabelo de Sonia) Deixa eu ver, deixa eu ver: Pronto: agora sim. (Repentinamente, levantando barrocamente um dos braços com o dedo indicador em riste) Ensaio de entrada arrasante no ensaio!

Andressa imita habilmente, com a voz, uma música de rap/funck com batidas eletrônicas. Sonia faz caras e bocas, defilando para Andressa. Bombinha torce a boca, enciumada. Mila sorri.

Andressa
(Batendo palmas ritmadamente) Abalou Itaquera! [ou Paripe enfim qualquer zona da periferia do local onde ocorre a encenação] (De saída com Sonia) Aprendeu rápido, heim, “fia”? (Falando para Sonia por entre os dentes, ao passar por ela, num sorriso forçado) Amiga, cê precisa passar lá no salão urgente pra retocar o interlace. Abafe!


Sonia e Andressa se retiram desfilando. Sônia atrás. Andressa na frente, “gerando” o som do desfile. Bombinha faz careta após Andressa passar por ela. Ouvem-se assobios e gritos eufóricos em off no corredor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário