segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Primeira Passeata Gay em Mar Grande


BAD BLOOD NEWS Edição Especial
Primeira Passeata Gay em Mar Grande – Ilha de Itaparica
13 de novembro de 20011


Bárbara Cash

Nossa simpática Bárbara Cash, enviada exclusiva do Planeta Elza Dollar para cobrir a Primeira Passeata Gay em Mar Grande, acompanhou, com bom humor e intervenções performáticas, os esforços do grupo de militantes homossexuais e simpatizantes dos direitos sexuais em Vera Cruz-Ba para celebrarem as conquistas recentes da cidadania gay no Brasil. Ela revela o que apurou “colocada” no ambiente.


Bárbara Cash – Minha querida “patroa” Elza Dollar e fiéis seguidores do Bad Blood News... Apesar da confusa e tímida divulgação da programação, que não explicitava os apoiadores, o elenco de atrações nem o percurso da caminhada, pontualmente, às 10:00h, horário previsto para a saída da passeata, estive na Pça da Matriz do Sagrado Coração de Jesus, local onde ocorre o desembarque das rudimentares lanchas de madeira que fazem a travessia marítima Salvador-Mar Grande no qual, tradicionalmente, se consegue obter informações acerca dos serviços disponíveis em Vera Cruz e na ilha.

Ali chegando, fui informada que a “concentração” ou ponto de chegada da passeata seria uma pequena pracinha (um terreno gramado à beira-mar que fica logo em frente do acesso ao que restou das instalações do antigo Hotel Casarão da Ilha – conhecido pelos luxuosos shows de transformismo outrora frequentes).

Deparei com um pequeno palco móvel (trio elétrico) com alguns técnicos de sonorização providenciando ainda as instalações elétricas do equipamento, um minúsculo grupo de adolescentes e jovens enchendo bexigas para decorar o carro de som e uma única vendedora ambulante ao lado do seu “isopor” com latas de cerveja e refrigerante... Uma imagem desoladora, que poderá ser constatada no vídeorregistro das performances que fiz para câmeras de curiosos circulando no local.

Ainda assim, sem renunciar à alegria, busquei elevar o ânimo dos que cruzaram e interagiram comigo na “espera” do desfile dos “corajosos” desafiantes dos modos de ser valorizados pelo conservadorismo moralizador e intolerante, amplamente difundido por inúmeras organizações evangélicas que atuam em toda ilha.

Performances improvisadas foram desenvolvidas por mim com os que consentiram espontaneamente serem meus parceiros de jogo. Mas isso não pode ser videorregistrado por mim. Não se pode assoviar e chupar cana ao mesmo tempo. – Patroa, dá pra contratar um cinegrafista pra me acompanhar?

Alguns gritavam à minha passagem “Linda!” “Já ganhou!” “Chegay!” “Bofe!” “Ele quer falar com você!” “Manda um beijo para ele” e todo tipo de expressão eufórica que a máscara gay provoca. Uns poucos me pediram beijos e fizeram questão de tocar nos adereços que eu fazia uso. Mas sempre tem aquele mais atrevido... Ouvi também um irônico e divertido “Só esqueceu de fazer a barba!” quando estava de saída...

Bons e importantes contatos foram feitos que resultaram numa associação com a agência em Vera Cruz da organização não governamental de comunicações franco-belga Planeta Beg TV. Isso me desincumbiu da cobertura exaustiva do evento que pode ser visto nos vídeorregistros do Pierrejou, correspondente da BEG TV na ilha, disponibilizados em YOUTUBE.

Comigo é assim, você sabe: Cada flash é pago em cash!

Nenhum comentário:

Postar um comentário