quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

YEMANJÁ ( IV )




Remendeiras

Ceição
É verdade?
Toninha
O que menina?
Ceição
Que ele nasceu no mar?
Toninha
Seu Pedrão?

        Ceição confirma com a cabeça.
Toninha
Foi sim. Na meia travessa. Em cima do saveiro de Silvano; o lua bonita. A finadaJulinha de Oxum vinha de Mar Grande pra cá, pra ter menino. Dona Oxum não quis, ele nasceu em cima das água dela. No saveiro mermo. O’zumbigo dele foi jogado no mar...

Praia
        Arruaça vem buscar o balde de gelo e verifica que o gelo derreteu. Faz gesto de raiva incontida. As remendeiras riem. Ele faz que nem percebeu e sai.

Boteco

Pé-Molhado
E você acha, Pedrão, que no mar é melhor de se viver?
Pedrão
Acho! A gente sabe que vai e não sabe se volta. Agora sou morador do mar. O mar é a minha terra. Aqui, to de estrangeiro!
Pé-Molhado
Turista?! “Ispique inglix?” É americano. Aprendi a falar no porto. “Ça vá?” Francês. “Que bela ragassa, capite?” Italiano. É... grinco comigo não fica mudo não. A gente se entende!
Raimundão
(Para Pedrão) E tuas obrigações para a Santa? Tu já fez?

Pedrão
É vem ôces cum essas cunversa... Ces sabem qu’eu num credito!
Raimundão
Se cuida Pedrão! Tu brinca com que tu quiser, mas deixa a Dona Moça em paz. Isso é coisa séria e muito fina...

        A Yaô ronda o boteco.

Pedrão
Ignorança! Isso sim. Credito mermo é nesses dois braço. Isso de candomblé é negócio para enxer o bolso dos pai-de-santo!

        Arruaça chega ao boteco meio sem graça com o balde na mão.

Raimundão
Tu ta falano demais Pedrão!
Pedrão
Tu já viu religião que se preza ser atração pra turista? Agora então virou moda! Religião é religião!
Sete-Mola
Então tu acha que tudo é mentira?
Pedrão
Já falei. Se essa tal Dona das água existe que me apareça. Taí: no dia qu’eu vê ela eu credito!
Raimundão
Cuidado Pedrão, ela pode lhe castigar...
Pedrão
Sai dessa seu Raimundão! Eu só queria ver pra crê. Só isso... Não diz que é tão bonita? Então por que se esconde dos home?

        Um silêncio constrangedor. Os olhos de Pedrão se deparam com os da Yaô. Pedão se volta e vê Arruaça.

Pedrão
Que é que há rapaz? Tá com cara de cachorro que quebrou prato!
Arruaça
Pai, olha... eu...
Pedrão
Perdeu a língua? Desembucha. Cadê o gelo?
Arruaça
Bença Pai?!
Pedrão
Deus te abençoe. Mas, ‘donde ta o gelo? Já levou pra casa? Fala menino!
Arruaça
Negócio seguinte: Eu vinha andano com o balde de gelo na cabeça, aí esses baiacu inchado ficaro me gozano. Num guentei! Puxei o canivete e eles saíram correno. Eu fui atrás. Deixei o balde na praia, depois... quando fui ver, o balde, o gelo tinha derretido. Só tinha água...
Pé-Molhado
(Grargalhando) O sol levou o gelo e mijou no lugar! (Risos. Arruaça se enfeza. Duzinha percebe e o contem com um leve carinho. Arruaça engole a raiva)
Pedrão
E agora?
Arruaça
Olha Pai, não precisa bronquear não. Eu tenho dinheiro pra comprar mais gelo!
Pedrão
Sem essa de bronca, rapaz! Quero fio meu levano desaforo pra casa não! Ô Seu Cazuza, dá gelo aí pro Arruaça (Arruaça vai pegar o gelo)
Pé-Molhado
Tu devia deixar o menino pescar...
Pedrão
Quero não! Ele ta bem na escola. Analfa na família basta eu. Seno igual a mim na valentia, na macheza, basta; e isso ele é!
Raimundão
É de valentão mermo que Ela gosta!
Pedrão
Pois que venha. Mulé bonita é comigo mermo que se acerta!
Raimundão
Tá falano besteira Pedrão! Deixa de desafiar a Moça. Ela é sestrosa e cheia de capricho. Basta ouvir o canto...
Pedrão
Pois eu já gosto de uma cantora!

Remendeiras (Cantam)

        A Mãe d’água quando canta
        Pros lado do pescador
        Sua voz fica tão doce
        Qu’ele esquece seu amor

Casa de Pedrão
       
        Arruaça chega com o balde de gelo.

Dulce
Domingos, pega os jornal pra botar o gelo em cima. Tá aí em cima da mesa. O martelo ta na gaveta. Onde ta teu pai?
Arruaça
Na barraca do Seu Cazuza tomano uma.
Dulce
Disse se vai demorar?
Arruaça
Falou nada não. Mas deve vir pra bóia. (Pausa) Mãe?!
Dulce
Que é?
Arruaça
Nada não...
Dulce
Oxente menino? Tá feito doido? Começa a dizer uma coisa e depois não é nada?
Arruaça
(Depois de um breve silêncio) É que Pai tava falano besteira de novo. Disse que não acredita em Dona Yemanjá; que só acredita no dia que ver...
Dulce
Não se avexe não, meu filho. Não vai acontecer nada não. Minha mãe Oxum não vai permitir. Eu faço minhas obrigação pra Dona Yemanjá  por mim e por ele. Faço tudo nos conforme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário