O erro de impressão no gabarito do Exame Nacional do Ensino Médio ENEM 2010 repete a tentativa, fadada ao fracasso, das atuais políticas educacionais governamentais no Brasil.
O principal equívoco encontra-se na concepção - míope - do que venha a ser avaliação. Não é adquado usar instrumentos supostamente objetivos para medida do aprendizado HUMANO. O "exame" traduz a crença numa suposta fundamentação científica da psicometria - já exaustivamente revelada por estudos que se contrapõem à perspectiva hegemônica da "Psicologia Científica". Cf. NEWMAN, F. & HOLZMAN, L. Unscientific Psychology.
É inaceitável julgar-se o mérito do aprendiz tendo por base uma "testagem" da sua memória de conteúdos abstratos absolutamente desconectados das práticas e vivência concreta da cultura escolar na qual este se encontra aconchegado e com a qual interage.
O que em verdade está por trás do "golpe" ou "conto" do ENEM é a renúcia das políticas educacionais em favor da mercantilização da Educação - que se torna conivente e ratificadora do um câmbio "congelado" ou indexado para atribuir valor ao produto "conhecimento".
Incapaz de oferecer amplo acesso à Educação Superior Pública, laica e gratuita, o Governo repassa recursos destinados à ampliação da formação acadêmica - um direito de todos! - à inciativa privada de mega empresários especializados na "venda" do conhecimento, como se o conecimento e os saberes pudessem ser comprados em qualquer prateleira do supermercado cultural planetário...
Cursos bem maquidados por mediadas de "qualidade" são oferecidos a qualquer pessoa que possa pagar por eles...
O ENEM é um semblante do que seja genuinamente avaliação educacional e reforça estruturas de gozo submersas pela consciência e às quais as pessoas se apegam por não saberem, não querer saberem e não deixarem outros saberem...
Sinto náusea e ânsia de vômito diante do que se estão fazendo com todos nós... Parem com isso!
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