sexta-feira, 3 de agosto de 2012

PESQUISA AMORDAÇADA

Quero expor aqui um episódio traumático vivido e que pode ter alguma serventia pedagógica aos pretendentes à carreira acadêmica... Em 2008,aguardando o laudo da JUNTA MÉDICA DO ESTADO, os projetos que justificavam meu Regime de Dedicação Exclusiva à UNEB não foram renovados por decisão da então Coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Extensão-NUPEX, que ocupava o cargo tendo sido "eleita" sem um vice-coordenador - o que contrariava o Regimento Interno do núcleo do qual eu havia sido relator. Além desse "impedimento" legal a Professora aqui mencionada não possuia titulação tampouco igual ou superior à minha. 


Prof. Dr. Ricardo Ottoni Vaz Japiassu

Ao levar ao conhecimento da Comunidade Acadêmica a situação do núcleo passei a ser hostilizado pela Coordenadora que, pasmem, ousou negar a existência legal do Núcleo. Isso me obrigou a um verdadeiro trabalho extra de arqueologia documental para "provar" a publicação do termo de criação do NUPEX-Uneb XV além das obrigações requeridas pela adesão ao tratamento da imunodepressão crônica (HIV), ensino e pesquisas sob minha orientação.

Vou disponibilizar elos para o videorregistro de algumas ações investigatórias preliminares que foram lamentavelmente interrompidas pela falta de amparo institucional à pesquisa. 




O mérito nem sempre é critério para avaliar a proposição de um projeto...

Soube que a professora em referência aqui, hoje, é doutoranda... e fico imaginando do que ela será capaz de levar a cabo quando investida de legítima autoridade para avaliar o mérito de projetos de seus desafetos políticos...

Uma pena adiar-se a discussão do uso das tecnologias da comunicação e informação à serviço do atendimento às necessidades especiais de cegos na UNEB XV...




Mas, outros simpatizantes da luta pelos direitos educacionais do cego surgirão. Para estes, seguem vestígios de uma caminhada interrompida pela intolerância e arrogância do gerenciamento organizacional. 

www.papirus.com.br


Professora cega expõe limites e possibilidades das ações pedagógicas voltadas para os cegos




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2 comentários:

  1. A mediocridade campeia à solta na Academia. Passei por alguns revezes, também. Mas a minha ingenuidade me faz acreditar que com persistência pode-se, sim, contibuar com dignidade na luta e vencer!

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  2. O relato é necessário. Parabéns pelo trabalho e pela coragem!

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