domingo, 11 de março de 2012

RELATÓRIO DAS AÇÕES DO GEPADEad REFERENTES AO QUIQUÊNIO 2006-2011





 


RELATÓRIO DAS AÇÕES DO Grupo de Estudos e Pesquisas em Atividade, Desenvolvimento Cultural, Educação Continuada e à Distância/GEPADEad REFERENTES AO QUIQUÊNIO 2006-2011

Em atendimento ao Ofício/e-mail datado de 02/02/2012 encaminhado pela Subgerência de Pesquisa & Desenvolvimento aos líderes de grupos de pesquisa cadastrados no Diretório do CNPq certificados pela PPG-Uneb, segue a exposição diacrônica da situação da pesquisa TEATRO PAU BRASIL Ensino de Artes/Teatro, Pedagogia teatral e interculturalidade sob minha responsabilidade:

1)   A pesquisa referenciada acima obteve 03 (TRES) bolsas (2008-2009) que contemplaram respectivamente os acadêmicos Gilberto Alves Ramos, Karina Pinheiro dos Santos (IC_FAPESB) e Emanuela Silva de Alcântara Costa (PICIN-Uneb/Residuais), conforme documentação apensada em anexo;
2)   Os bolsistas comprometidos com o atendimento aos prazos determinados para apresentação de resultados previstos em seus respectivos planos de trabalho não encaminharam ao orientador informações que permitissem constatar o rigoroso cumprimento do cronograma previamente acordado;
3)   O afastamento presencial do orientador, em razão do precário estado de saúde que ocasionou sua posterior aposentadoria por invalidez qualificada, não deve ter sido o motivo para interrupção dos estudos dos cursistas, uma vez que havia sido negociado com todos, com aquiescência da PPG, o acompanhamento à distância dos seus respectivos planos de trabalho;
4)   O orientador, pressionado pelos prazos institucionais para apresentação de relatório sobre a situação da pesquisa solicitou o CANCELAMENTO DAS BOLSAS concedidas;
5)   A ausência de colaboradores (orientandos) comprometeu o planejamento original e interferiu no ritmo dos trabalhos, que jamais foram interrompidos;
6)   Os 03 (TRÊS) subprojetos permanecem em andamento embora sobrecarregando o orientador e impactando sua produtividade;
7)   O subprojeto ABORDAGEM PERFORMÁTICA A OBJETOS DE APRENDIZADO que previa resenhas críticas de publicações em inglês dos propositores da abordem performática resultou na publicação on-line de uma tradução comentada de HOLZMAN&NEWMAN (2006) Unscientific psychology – a cultural-performatory approach to understanding human life. New York, Lincoln, Shanghai: iUniverse Inc. que inclui apreciação e discussão do conteúdo  de HOLZMAN, Lois (1997) School for grow – Radical alternatives to current educational models. New Jersey-London: Lawrence Erlbaum Associates, Pulbishers cognominada ERA UMA VEZ A PSICOLOGIA CIENTÍFICA - o rei está nú! Uma abordagem pós-modernista à clínica psicoterápica além de um vídeodepoimento em ingles do orientador sobre o pensamento pedagogico de Holzman e Newman em YOUTUBE. Cf. www.observecult.blogspot.com e versão word.doc da resenha apensada em anexo;
8)   O subprojeto HOMOLUDENS, no momento, focaliza a Mística Guarany. A Zambiapunga (prática espetacular observada em Nilo Peçanha, entorno de Valença/Ba) necessitou ser substituída pela prática espetacular extracotidiana de nativos reminiscentes de amerídios em Itaparica – celebração que integra as comemorações da Independência da Bahia (07 a 10 de janeiro na ilha de Itaparica) e que está associada ao resgate da memória da heroína itaparicana afro-descendente Maria Felipa de Oliveira. Cf. publicações que apresentam resenha do livro da pesquisadora Eny Kleyde de Farias sobre o assunto e relatório parcial da observação participante implementada solitariamente pelo orientador em www.observecult.blogspot.com ;
9)   O subprojeto TEATRO VALENCIANO necessitou ser ajustado ao município de Itaparica mas mantém os mesmos objetivos de mapeamento histórico das práticas teatrais e colaboração do coletivo  TEATRO UNIVERSITÁRIO PESQUISA E INVESTIGAÇÕES CÊNICAS-TUPIC. No momento, existe acordo celebrado em parceria com a Biblioteca Municipal Juracy Magalhães Jr de Itaparica, vinculada à Fundação Pedro Calmon do Governo do Estado da Bahia, para desenvolvimento de intervenção pedagógica focalizando o desenvolvimento cultural de sujeitos com diferentes níveis de letramento congregados em grupo multietário constituído por jovens, adultos e idosos previsto para ser iniciado na primeira quinzena de abril do ano em curso (2012). Cf. proposta com ementa e caracterização do empreendimento anexa;
10)  Além das ações acima informadas, o exame da bibliografia (revisão bibliográfica do objeto de estudo) por parte do pesquisador-orientador resultaram na publicação em OBSERVE dos seguintes documentos anexados a este relatório:
10.1  Pedagogia Insubmissa
10.2 ATIVIDADE: O PSIQUISMO CULTURALIZADO
10.3 DO COMPORTAMENTO À CONSCIÊNCIA: A culturalização da Atividade
10.4 OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE – Procedimento metodológico ou                   método?

11) Outros documentos seguem sendo produzidos e não podem ser revelados por constituírem acervo confidencial da pesquisa.


Ao ensejo, caso seja necessário, coloco-me à disposição desta Pró-Reitoria e da UNEB para atender convocatória para atuar na condução de disciplinas como docente Adjunto/Titular das disciplinas Metodologia da Pesquisa, Psicologia da Educação, Psicologia do Desenvolvimento, Psicologia Cultural, Arte-Educação  e/ou prestar eventual Assessoria e Consultoria Pedagógica em Teoria e Métodos de Ensino  e Gestão de Pesquisa mediante honorários compatíveis e regime de contratação por prestação de serviços.

Atenciosamente,

Prof. Dr. Ricardo Ottoni Vaz Japiassu
Mat. Uneb/Funprev-Inativos 74.276805-0





Nenhum comentário:

Postar um comentário