tag:blogger.com,1999:blog-2281324673902177422.post89393049240820135..comments2023-08-12T00:25:10.484-07:00Comments on OBSERVE: RESENHA DISTINGUE-SE DE NOTA DE LEITURAObservatório do Desenvolvimento Culturalhttp://www.blogger.com/profile/10431531641067908863noreply@blogger.comBlogger1125tag:blogger.com,1999:blog-2281324673902177422.post-78945079021743630522010-09-19T08:45:58.217-07:002010-09-19T08:45:58.217-07:00Decidi compartilhar com os seguidores de OBSERVE o...Decidi compartilhar com os seguidores de OBSERVE o parecer do Conselho Editorial de Urdimento como ilustração de um modelo de avaliação “estático” ou não dialético (modernista) redigido com a lógica excludente e “paralisante” de uma pedagogia que subestima as possiblilidades de rápida transformação da produção escrita com o advento dos recursos disponíveis pela tecnologias da informação e comunicação na contemporaneidade, como é o caso, por exemplo, dos editores digitais de texto: um simples toque no teclado e deletam-se ou substituem-se caracteres, alteram-se parágrafos, modificam-se a pontuação, o formato e o tamanho de letras, inserem-se ilustrações etc etc<br /><br />O que é trágico neste episódio – se deixarmos de lado o risível desta situação da pedagogia ainda hoje – é a crença que sustenta a doxa da impossibilidade de mudança, crescimento ou desenvolvimento colaborado (ZDP) a partir de uma visão não prospectiva do desempenho das pessoas. Este tipo de postura “medicalizante” e estigmatizadora dos responsáveis pela educação torna-se inadequada para a prática de uma pedagogia na contemporaneidade que “devora” o uso das tecnologias da informação e comunicação. <br /><br />É lamentável constar que este tipo de entendimento “míope” e estigmatizador seja tolerado e ratificado pelo “senso comum” - que confere e legitima semblantes do que se entende por aconselhamento editorial em tempos de amplo uso dos programas editores digitais de texto.<br /><br />O episódio pode ser útil para problematizar as implicações pedagógicas do uso das tecnologias da informação e comunicação. O uso das TIC solicita outro tipo de modelo avaliativo: o paradigma processual ou “dialético.” <br /><br />Uma discussão aprofundada dos aspectos “reveladores” da dimensão político-ideológica das práticas avaliativas com o uso das TIC faz-se necessária. Neste sentido as artes cênicas e sua natureza apresentativa (ao vivo) ou performática (capacidade de atualização permanente) podem ser de grande utilidade. <br /><br />O orgulho e o poder estético do Teatro reside em sua natureza improvisacional (capacidade de “vir a ser”) para além das formas de expressão artísticas apresentativas invariantes, cristalizadoras ou “congelantes” do fluxo vital. Pode-se dizer que é isso que leva o Teatro a sobrepujar o Cinema.Observatório do Desenvolvimento Culturalhttps://www.blogger.com/profile/10431531641067908863noreply@blogger.com