quarta-feira, 8 de agosto de 2012

PESQUISA CONCLUIDA


RELATÓRIO DAS AÇÕES DO Grupo de Estudos e Pesquisas em Atividade, Desenvolvimento Cultural, Educação Continuada e à Distância/GEPADEad REFERENTE A 2012.



Este relatório busca levar ao conhecimento da PPG-UNEB e do NUPEx da Uneb XV o resultado das ações do GEPADEad durante o segundo semestre de 2012.

   I.        Conclusão e enceramento da pesquisa TEATRO PAU BRASIL Ensino de Artes/Teatro, Pedagogia teatral einterculturalidade cuja diacronia já foi exposta e oportunamente encaminhada às instâncias competentes.

Breve histórico do desenvolvimento do Projeto

Os três subprojetos da pesquisa em referência foram impactados por: 1) afastamento docente do pesquisador em razão de aposentadoria por invalidez qualificada;  2) cancelamento das bolsas (TRÊS) para o período 2008-2009 (DUAS do IC_FAPESB e  uma do PICIN-Uneb/Residuais). 

O impacto dos episódios relatados acima repercutiu desfavoravelmente ao cumprimento rigoroso do fluxograma e cronograma dos trabalhos. O orientador, solitariamente, buscou honrar os compromissos assumidos junto à PPG-Uneb e decidiu pela criação do Blog Observatório do Desenvolvimento Cultural-OBSERVE em  http://www.observecult.blogspot.com

Resultados da Pesquisa

O Blog Observatório do Desenvolvimento Cultural-OBSERVE  revelou-se canal de comunicação bidirecional (paradigma emirec) entre usuários e o professor pesquisador, configurando um veículo para publicação eletrônica periódica (mensal) dos resultados parciais e dados produzidos pela investigação entre 2008 e 2012.

OBSERVE deve ser compreendido como “instrumento-e-resultado” da pesquisa e meio privilegiado para concretização das ações extensionistas do GEPADEad - um ambiente eletrônico educativo coerente com os referenciais teórico-metodológicos já oportunamente explicitados na justificativa do projeto originalmente apresentado à PPG-Uneb/CNPq e FAPESB.

Mais que uma mera “agencia de notícias” o blog OBSERVE do GEPADEad configura-se como Repósitório de Objetos de Aprendizado-ROA por disponíbilizar gratuitamente para download (impressão) dezenas de importantes documentos em formato de artigos, resenhas críticas, textos de natureza instrucional além de elos (links) para videorregistros de observações participantes sob responsabilidade do professor pesquisador hospedados em YouTube.

Entre os documentos disponibilizados no blog, que atestam a sinceridade dos esforços do pesquisador, pode-se relacionar aqui:

1)                                   A tradução comentada de HOLZMAN&NEWMAN (2006) Unscientific psychology – a cultural-performatory approach to understanding human life [Psicologia não científica – uma abordagem performáticocultural para entender a vida humana]. New York, Lincoln, Shanghai: iUniverse Inc. intitulada ERA UMA VEZ A PSICOLOGIA CIENTÍFICA - o rei está nú! Uma abordagem pós-modernista à clínica psicoterápica - que inclui apreciação e discussão do conteúdo de HOLZMAN, Lois (1997) Schools for grow – Radical alternatives to current educational models [Escolas para o crescimento – Alternativas radicais ao modelo educacional corrente]. New Jersey-London: Lawrence Erlbaum Associates, Pulbishers;

2)                          Vídeodepoimento em inglês do orientador sobre o pensamento pedagógico de Holzman e Newman em YOUTUBE;
  
3)             Diagnóstico ilustrado da mística Guarany;

4)                            Resenhas críticas de dissertações de mestrado e textos inéditos em Língua Portuguesa que tomam a Teoria Histórico-Cultural da Atividade-CHAT como paradigma teórico-metodológico;

5)                           Relatos ilustrados por fotos e vídeos de intervenções pedagógicas com a linguagem teatral junto a turma multi-idade congregando jovens, adultos e idosos itaparicanos;

6)                           Importantes artigos que expõem o pensamento crítico do pesquisador a partir de pesquisas acadêmicas desenvolvidas durante seu mestrado e doutoramento e de novos estudos solitários, entre os quais:


Conluído os trabalhos, desincumbo-me dignamente dos compromissos assumidos junto às agências apoiadoras do projeto.


O Blog do GEPADEAD tem servido como “biblioteca digitalizada” de conteúdos (objetos para o aprendizado  permanente e continuado) de interessados, com diferentes experiências de escolarização, no encontro de temas das Artes e da Educação que buscam dialogar com a Psicologia Histórico-Cultural. Até 08 de agosto de 2012 registrava Gráfico de page views 10345 pageviews - 258 postagens (DEZ MIL TREZENTOS E QUARENTA E CINCO ACESSOS e DUZENTAS E CINQUENTA E OITO POSTAGENS).

No momento, sigo à disposição de usuários do blog na qualidade de APOSENTADO PROFESSOR TITULAR da UNEB atendendo solicitações de esclarecimentos e demandas várias através do e-mail rjapias@yahoo.com.br e do perfil FACEBOOK.

Ao ensejo, sugiro que a PPG-Uneb delibere pelo permanente reconhecimento institucional do GEPADEad - que congrega no momento 24 seguidores/usuários (pesquisadores) cadastrados publicamente no blog OBSERVE.



Atenciosamente,



Prof. Dr. Ricardo Ottoni Vaz Japiassu
Doutor em Educação e Psicologia pela FEUSP
Mestre em Artes Cênicas pela ECA-USP
Licenciado e Bacharel em Teatro pela ET-UFBa
Mat. Funprev-Inativos 74.276805-0

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

PESQUISA AMORDAÇADA

Quero expor aqui um episódio traumático vivido e que pode ter alguma serventia pedagógica aos pretendentes à carreira acadêmica... Em 2008,aguardando o laudo da JUNTA MÉDICA DO ESTADO, os projetos que justificavam meu Regime de Dedicação Exclusiva à UNEB não foram renovados por decisão da então Coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Extensão-NUPEX, que ocupava o cargo tendo sido "eleita" sem um vice-coordenador - o que contrariava o Regimento Interno do núcleo do qual eu havia sido relator. Além desse "impedimento" legal a Professora aqui mencionada não possuia titulação tampouco igual ou superior à minha. 


Prof. Dr. Ricardo Ottoni Vaz Japiassu

Ao levar ao conhecimento da Comunidade Acadêmica a situação do núcleo passei a ser hostilizado pela Coordenadora que, pasmem, ousou negar a existência legal do Núcleo. Isso me obrigou a um verdadeiro trabalho extra de arqueologia documental para "provar" a publicação do termo de criação do NUPEX-Uneb XV além das obrigações requeridas pela adesão ao tratamento da imunodepressão crônica (HIV), ensino e pesquisas sob minha orientação.

Vou disponibilizar elos para o videorregistro de algumas ações investigatórias preliminares que foram lamentavelmente interrompidas pela falta de amparo institucional à pesquisa. 




O mérito nem sempre é critério para avaliar a proposição de um projeto...

Soube que a professora em referência aqui, hoje, é doutoranda... e fico imaginando do que ela será capaz de levar a cabo quando investida de legítima autoridade para avaliar o mérito de projetos de seus desafetos políticos...

Uma pena adiar-se a discussão do uso das tecnologias da comunicação e informação à serviço do atendimento às necessidades especiais de cegos na UNEB XV...




Mas, outros simpatizantes da luta pelos direitos educacionais do cego surgirão. Para estes, seguem vestígios de uma caminhada interrompida pela intolerância e arrogância do gerenciamento organizacional. 

www.papirus.com.br


Professora cega expõe limites e possibilidades das ações pedagógicas voltadas para os cegos




X